No atendimento do perfurador corporal é muito comum o cliente querer saber se pode passar pomada ou outros tipos de medicamento no furo. Nesse post, vamos conversar sobre esse assunto!
Primeira coisa que é importante deixar claro: no processo de perfuração corporal NÃO é necessário que o cliente/furado use qualquer tipo de medicamento, seja ele para evitar infecções, bactérias ou, até mesmo, para coibir a dor, os famosos anestésicos, independente do componente ser uso oral como os comprimidos ou de uso tópico como as pomadas.
Ainda que o piercing cause uma lesão na pele, o corpo humano, no geral, está preparado para passar pelo processo de cicatrização e resolver o problema naturalmente, sem o auxilio de nenhuma substância, em alguns meses (para uma cicatrização completa)!
Então já respondendo a pergunta do título: você não precisa passar pomada (ou qualquer outro medicamente) no seu novo furo se ele estiver passando por um processo de cicatrização normal e não esteja acontecendo alguma intercorrência.
Certo, mas em caso de intercorrência, devo passar pomada?
Como falei, o piercing tende a cicatrizar naturalmente sem a necessidade de intervenção de qualquer agente esterno além dos eficientes mecanismos de defesa e regeneração que temos dentro do corpo.
Mas, em alguns casos, por conta da má aplicação da joia, de traumas, lesões, reações alérgicas, falta de cuidados, não observância das regras de biossegurança etc, o piercing pode acabar gerando problemas como encapsulamento, dores excessivas, inchaços, infecções e, ai sim, pode ser uma opção passar pomada.
Agora, calma! Não é qualquer pomada que o “Dr. Google” recomenda, para passar o medicamento correto para a situação especifica que tá ocorrendo é necessário que esse medicamento seja recomendado por um médico, melhor ainda se for um especialista em dermatologia, após uma avaliação.
Isso porque, cada caso é um caso, por isso, é preciso que um especialista analise a situação e identifique qual o melhor medicamento, podendo esse ser uma pomada, a ser utilizado na sua perfuração.
Mas precisa mesmo de um médico para passar uma pomada?
Sim! Muito importante ressaltar que o profissional piercer não é médico e, portanto, não tem autorização para fazer indicações de pomada ou qualquer outro tipo de medicamento, até mesmo os anestésicos que a gente vários perfuradores divulgando por aí abertamente.
Nem mesmo as enfermeiras, profissionais da área de saúde e que, comumente, trabalham com perfuração corporal, têm autorização para prescrever medicamentos que não estejam previstos, previamente, em programas de saúde pública ou em rotinas aprovadas na instituição de saúde que atuem, conforme art. 11, c da Lei 7498/86 que regulamenta a profissão de enfermagem.
Dessa forma, como Body Piercer, após avaliar a perfuração e perceber que os sintomas não condizem com uma cicatrização normal e que não vão passar com compressas e outros cuidados, recomendem que seus clientes procurem um médico especialista! Assim, além de proteger a saúde do seu cliente, você também estará protegendo a si mesma.
