Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é detergente enzimático e como utilizar

Detergente enzimático

Para fazer um biopiercing é importantíssimo utilizar o detergente enzimático que vai te ajudar a na limpeza dos seus materiais. Nesse post, você vai aprender como utiliza-lo e a proporção de diluição exata para uma boa solução!

Esse detergente costuma ser utilizado em hospitais e serve para fazer a dissolução da matéria orgânica, como, por exemplo, o sangue, dos materiais que utilizamos na perfuração.

Ou seja, o detergente serve para limpar e não faz a esterilização dos materiais, processo é feito de forma segura pela autoclave.

Através de enzimas surfactantes e solubilizantes a matéria orgânica irá se decompor e esse processo provoca um alto grau de limpeza no material.

Como funciona o processo de limpeza com detergente enzimático?

Agora que você entendeu qual a função do detergente, vou te explicar como funciona para usar esse material na prática dentro do seu studio e, para isso, você vai precisar usar a cuba ultrassônica, equipamento indispensável para um Body Piercer profissional.

Os instrumentais (tesouras, tapers e pinças) e também as joias devem ser submersos em uma solução do detergente e água destilada dentro da cuba ultrassônica e após 8 minutos de ação do equipamento e do detergente, todo o material orgânico, como os restos de tecidos e outros resíduos presente nos materiais será decomposto.

Você, inclusive, verá vários pontinhos e sujeirinhas na água que pode até ficar com uma coloração amarronzada, dependendo da quantidade de sujeira que tinham nos materiais desinfectados.

Após essa lavagem, os instrumentais e joias devem ser retirados e o liquido totalmente descartado. Não reutilize a mesma solução para outra rodada de lavagem!

Qual a proporção da solução do detergente?

Esse ingrediente é muito forte e, por isso, não pode ser utilizado puro. Para limpar nossos instrumentais e joias, devemos diluí-lo em água destilada, o mesmo tipo de água que utilizamos na autoclave e na cuba ultrassônica.

A proporção, geralmente, é de 1ml de detergente para 1L de água destilada ou 0,5ml para 500ml. No entanto, essa proporção pode variar de acordo com a marca do detergente que estiver utilizando, por isso, sempre leia o rótulo do material para entender qual é a recomendação exata do fabricante sobre a diluição.

Após o processo, é recomendável que você faça a limpeza da sua cuba ultrassônica, clique aqui para aprender como fazer a limpeza correta do seu equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *