No mercado de perfuração corporal existem joias fabricadas em diversos tipos de materiais, mas nem todos podem ser utilizados assim que a perfuração é feita, em um furo que ainda vai precisar passar pelo processo de cicatrização.
Sem muito enrolação, quais materiais de joias para piercing: aço cirúrgico 316L, titânio ASTM F-136, nióbio e ouro 18K ou 14K (K = quilates).
Mas não saia pegando qualquer joia, só por ser de aço, titânio, nióbio ou ouro e aplicando no seu cliente! Alguns desses materiais possuem algumas recomendações especificas que você precisa conhecer melhor.
Vamos lá entender melhor sobre quais materiais de joias para piercing:
– Aço cirúrgico:
Utilize apenas em sua cor natural cromada/prata, as joias de aço que são coloridas, as famosas joias PVD, recebem uma camada de tinta/pigmento por cima do metal, o que pode causar diversas alergias em seu cliente.
Além disso, com o tempo, essa camada de coloração descasca igual um esmalte de unha e além de colocar a cicatrização em risco, gera um impacto negativo no cliente que, certamente, não ficará satisfeito com a qualidade da joia.
Ainda sobre o aço cirúrgico, algumas joias desse material contém níquel na composição da sua liga metálica e esse tipo de metal pode causar alergia em alguns clientes mais sensíveis. Todo mundo conhece aquela amiga que não pode usar qualquer joia que começa a se coçar.. muitas vezes, essa reação é causada, justamente, pelo níquel presente ali na liga metálica do aço cirúrgico.
Para evitar isso, sempre busque por fornecedores que trabalhem com joias livres de níquel (ou como são mais conhecidas: níquel free)!
– Ouro:

As joias de ouro podem ser utilizadas em perfurações iniciais, mas é importante se atentar: a joia, realmente precisa ser de ouro.
Dentro desse mercado de joalheria, existem as famosas joias banhadas e/ou folheadas a ouro e essas devem ser evitadas pelos mesmos motivos do banho de tinta nas joias de aço cirúrgico: risco de reação alérgica e descasque com o tempo.
E, claro, isso é algo que você deve se preocupar, imagina comprar uma joia de ouro confiando no profissional piercer, utilizar por algumas semanas e logo perceber que a tinta está descascando e deixando a joia com aquele aspecto de velha e barata?! Certeza que o seu cliente não vai gostar e, consequentemente, não vai voltar a comprar joias de você!
Agora que você já conheceu quais os materiais de joias para piercing, quais os materiais que NÃO podem ser utilizados em perfurações iniciais?
Mais uma vez, sem nenhuma enrolação, você NÃO pode usar em perfurações iniciais joias de: Prata e bijuterias.
No caso das ligas de prata, seja elas banhadas ou puras, elas não podem ser utilizadas porque não são biocompativeis e, em um furo novo, que é nada mais nada menos do que uma ferida aberta, há sérios riscos desse material acabar provocando reações alérgicas.
Da mesma forma, todos os tipos de bijuteria devem ser evitados na aplicação de um novo piercing, já que, pela própria baixa qualidade do material a anatomia, espessura e formato não são ideais para o ornamento. Ah, e claro, as bijuterias também causam graves riscos de alergia.
E aí, gostou de conhecer melhor quais os materiais de joias para piercing? Para aprofundar seu conhecimento sobre os metais utilizados na fabricação dessas joias, eu criei um conteúdo exclusivo aqui no blog, clique aqui e aprenda as diferenças entre aço cirúrgico, nióbio, ouro e titânio.
Nesse post meu objetivo era focar só nas joias, mas se você quiser conhecer (e ver) melhor todos os materiais utilizados por um perfurador corporal, dê uma olhada nesse vídeo lá do meu canal no Youtube que tá recheado de conteúdos feitos de Piercer para piercers:
