A perfuração corporal é uma arte milenar que consiste em aplicar um adorno/joia na pele para fins estéticos, espirituais, culturais e até de personalidade. Como há vários locais do corpo que podem ser perfurados, esse artigo vai mostrar quais os locais do corpo pode fazer piercing.
1. Orelha: o local mais clássico!

Aqui no Brasil e também em outras partes do mundo é bem comum fazer o 1° furo em meninas logo após o nascimento, por isso a perfuração auricular já faz parte da nossa cultura, fazendo com que a orelha seja o local do corpo mais clássico para se fazer um piercing. Entre os diferentes tipos de piercings na orelha, encontramos:
- Lóbulo: Onde se faz o 1°, 2° e 3° furo, este é o tipo mais comum, comporta uma variedade enorme de joias e é menos doloroso, já que a pele do local é bem elástica e o piercing costuma cicatrizar rapidamente.
- Cartilagem: Inclui piercings como Tragus, Daith, Rook, Hélix – enfim, todos os demais piercings na orelha fora do lóbulo. Já que a pele é mais resistente na cartilagem, esses piercings costumam ser um pouco mais dolorosos e a cicatrização pode levar mais tempo.
- Transversal ou Industrial: Essa perfuração também é feita na cartilagem, mas por possuir uma característica única – 2 furos distintos conectados por uma única joia – resolvi separar aqui.



2. Nariz

Os piercings no nariz são uma escolha popular e podem variar de discretos a bastante chamativos:
- Septo: Feito na divisão entre as narinas. Pode ser menor e mais colado ao corpo para um visual mais discreto ou com uma joia maior para ficar mais visível. Muita gente reclama sobre a dor dessa perfuração, mas na verdade há um segredo por traz e um septo bem feito não costuma doer. Clique aqui para entender o por que!
- Aba Nasal: Feito na parte externa da narina, é uma opção popular por seu visual sutil. Depois dos auriculares, talvez seja o piercing mais comum!


3. Boca: Piercing de gostosa!

Os piercings na boca são bastante versáteis e podem criar um grande impacto visual, tanto que costumo dizer para minhas clientes que piercing bucal é piercing de gostosa!
Agora, fique ligada, por conta da região ser mais sensível é importante redobrar os cuidados.
- Labret: Feito abaixo do lábio, pode ser centralizado (vertical) ou ao lado (side). Falando de piercing bucal, é a opção mais popular.
- Monroe, Madonna e Medusa: Posicionados ao redor dos lábios, esses piercings são mais raros, adicionando um toque único ao visual.


Cadê os piercings na língua?
Apesar de ser um local MUITO comum, eu, como profissional, não entendo que a língua é um local do corpo que pode receber perfurações corporais!
Isso porque, a hipersensibilidade da região e a quantidade de terminações nervosas existentes fazem com o que o piercing na língua passe por longas e dolorosas fases de cicatrização. Além disso, a alimentação pode impactar negativamente a cicatrização em caso de um alimento acabar caindo no furo, o que causa riscos de infecções. Por isso, eu não faço piercings linguais e recomendo aos meus clientes e alunos que também não o façam!
4. Face

Além da orelha, nariz e boca, há outros locais do rosto que são bem legais para aplicar piercings!
- Eyebrow: O local mais popular da face para aplicar piercing é a sobrancelha. Esse piercing, que pode ser reto ou em diagonal, impacta o olhar e dar um up no estilo.
- Bridge: Feito na parte superior do nariz, entre os olhos, esse é um piercing mais raro.


5. Tórax e abdômen


Fora da região do rosto, também é possível aplicar perfurações corporais e há várias opções!
- Navel: Popular entre pessoas de todas as idades, principalmente mulheres, o piercing no umbigo costuma receber joias bem chamativas e brilhantes.
- Mamilo: Outro piercing de gostosa! O piercing no mamilo é popular entre homens e mulheres e apesar de doer um tiquinho a mais que o normal, deixa um visual único.



6. Genitais
Tanto no pênis, quanto na vulva, é possível aplicar perfurações corporais! Apesar de também ser uma região hipersensível, assim como a língua, os piercings genitais costumam cicatrizar com mais tranquilidade e há segurança de perfurar esses locais do corpo.
No geral, piercings genitais têm uma motivação sexual, mas também podem ter ligação apenas com a identidade do furado.
Há vários tipos de perfuração genital, tanto masculinas quanto femininas, algumas mais comuns, como o Christina que fica na testinha da piriquita e outras mais complexas, como o Príncipe Albert que fica bem na cabeça do jubileu.
Apesar de ter feito especializações na área, eu não fazia piercings genitais por opção/gosto pessoal. No entanto, há alguns meses abrir exceção para uma cliente e hoje trabalho com 2 perfurações femininas: Christina – parte de cima da joia fica na virilha/testa da vagina e Vertical Hood – fica mais pra baixo, bem no capuz que cobre o clitóris.


Agora que você conhece quais os locais do corpo que pode fazer perfurações corporais, o próximo passo é escolher um profissional e agendar o seu horário, certificando-se de seguir as orientações de cuidados para ter um resultado satisfatório como você deseja!
E se você deseja acompanhar a rotina de uma Body Piercer e até ver o processo completo de algumas dessas perfurações, me segue no Instagram! Todo dia tô postando conteúdo sobre perfuração corporal por lá.

Achei bem interessante essa aula, foi bem explicado!!
Obrigada!!!