Se você colocou um piercing recentemente e apareceu uma secreção, deve tá se perguntando, secreção no piercing é normal? Antes de se desesperar, calma, entenda o que causa secreção no piercing e a identificar se há algum problema.
O que é secreção no piercing?
Secreção no piercing é um líquido que pode sair da região perfurada durante o processo de cicatrização. Na maioria dos casos, ela é transparente/esbranquiçado e forma uma crostinha ao redor da joia. Isso é comum e esperado na primeira fase da perfuração corporal.
Isso porque, ao fazer uma perfuração corporal o corpo entende que ali existe um machucado. A secreção é uma das formas naturais de proteger a área e dar início ao processo de cicatrização.
Essa secreção é composta basicamente de linfa, células mortas e outros resíduos naturais do corpo. Nada mais do que materiais gerados pelo seu próprio organismo – que está trabalhando para limpar a área e promover a cicatrização do tecido.
Agora, faça a sua parte! Continue limpando o piercing corretamente, fazendo compressas, usando sabão neutro e não tire a joia.
Então secreção no piercing é normal?
Sim! A secreção no piercing é uma parte natural do processo de cicatrização, especialmente na fase de inflamação – que faz parte do processo e acontece logo após a perfuração corporal.
Essa secreção costuma:
- Ser clara ou levemente branca
- Não ter cheiro forte
- Pode vim acompanhada de uma crosta seca ao redor da joia
Um outro ponto importante a se destacar é que essa secreção NÃO causa dor na perfuração e não é igual ao pus, aquele que aparece no joelho quando caímos de bicicleta.
O pus de ferida costuma ser mais espesso, amarelado/esverdeado e geralmente vem acompanhado de dor, inchaço e vermelhidão intensa.
Já a secreção comum da perfuração corporal cicatrizando é mais clara, fina e seca rapidamente, você perceberá um “oleozinho” bem próximo no seu furo e ao redor da joia quando for limpar.
Isso é sinal de que o corpo está reagindo bem à nova perfuração corporal!
Quanto tempo dura a secreção no piercing?
A secreção no piercing costuma aparecer nos primeiros dias após a perfuração corporal e tende a diminuir com o tempo.
Na maioria dos casos, ela desaparece até o final da fase inflamatória da cicatrização, que costumar durar até 15 dias. Porém, cada organismo é único. Em algumas pessoas, ela pode durar um pouco mais — sem que isso signifique, necessariamente, que há algo errado.
Quando a secreção não é normal?
Apesar de secreção no piercing ser comum, é importante estar atento a sinais que podem indicar problema na sua cicatrização.
E um deles é justamente, a secreção no piercing, mas de um jeito diferente. Você deve se preocupar se o liquido que sair do seu piercing:
- Tiver cor amarelada ou esverdeada
- Vier acompanhado de odor forte
- Se estiver mais espessa, como pus de ferida
Nesses casos, a secreção no piercing pode indicar uma infecção ou outro problema na sua perfuração corporal. Se isso tiver acontecendo contigo, o melhor caminho é procurar o profissional Body Piercer para que ele avalie.
Outros pontos de atenção que não são normais durante a cicatrização:
- Região muito quente, inchada e dolorida semanas após o furo (na primeira semana é normal)
- Sangramento persistente na região sem que tenha havido trauma (porrada, dormir por cima, enganchar no cabelo etc)
Nesses casos, mesmo sem secreção, é interessante contactar o seu profissional Piercer para entender qual a melhor forma de tratamento.
Se curtiu esse conteúdo e quer saber mais sobre cicatrização, joias seguras e o Universo do Piercing, me acompanha no Instagram — é só clicar aqui! 💙
Lá eu posto diariamente meu dia a dia como perfuradora corporal e dou bastante dicas, tanto para os furados, quanto para quem quer se tornar Piercer! Vai ser um prazer te ter como seguidor.