Fazer um Biopiercing, com atenção a todas as regras de biossegurança não é um diferencial, mas uma obrigação de todo profissional piercer. Nesse post, você vai conhecer a diferença entre os 2 procedimentos mais importantes.
Nesse Universo do Piercing seguro, há várias regrinhas, detalhes e procedimentos e dois dele, na minha visão, são os mais importantes: desinfecção e esterilização, afinal não tem como ser um Body Piercer profissional de verdade sem conhecê-los.
Desinfecção:

É o processo que elimina uma parcela dos microrganismos de objetos e superfícies, mas não todos. No nosso caso, realizamos a desinfecção química dos instrumentais e superfícies utilizando o ácido peracético 0,2%. E, como você deve imaginar, a desinfecção é afetada pela concentração do produto utilizado e pelo tempo de exposição.
Esterilização:

É um processo que visa destruir todas as formas de vida microbiana que contamina materiais descartáveis e instrumentais. São eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos. A esterilização de materiais pode desenvolver-se através de diferentes processos químicos e físicos.
No piercing, utilizamos o processo de esterilização física a vapor feito pela autoclave.
Para entender melhor a diferença entre os dois processos e aprender como fazer cada um deles corretamente no seu dia a dia como Piercer, assiste a aula abaixo:

[…] de todo profissional Piercer que se preze. Mantenha o seu estúdio limpo e organizado e faça a desinfecção e esterilização dos materiais e joias utilizados no […]
[…] autoclavagem de materiais é um processo de esterilização, bem diferente da simples desinfecção, que utiliza vapor sob pressão e alta temperatura para eliminar microrganismos, incluindo […]