Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como descartar os lixos infectantes em um studio de piercing?

Gaze e agulha com sangue, saliva e outros fluidos corporais são alguns lixos infectantes que produzimos em um studio de piercing durante o procedimento! Nesse post, vou te ensinar a descartar corretamente tipo de lixo.

Há várias categorias de resíduo que foram criadas para dividir os lixos e proporcionar um descarte correto para cada um.

No Universo do Piercing, o tipo de resíduo que produzimos é o resíduo hospitalar, que é subdividido em cinco grupos: A, B, C, D e E, mas nem todos esses tipos são produzidos no nosso atendimento, apenas os lixos categorizados como dos grupos A, D e E são gerados no procedimento de perfuração.

O lixo infectante, tema desse post, pertence ao grupo A e caracteriza-se pela presença de agentes biológicos como sangue, secreções, tecidos etc. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo infectante. Estas regras de descarte devem ser seguidas com objetivo de evitar danos ao meio ambiente, a saúde humana e prevenir acidentes que atinjam profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta seletiva do lixo hospitalar, bem como no armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos. 

Em um studio de piercing, é necessário haver separação e identificação do lixo infectante. Os resíduos considerados infectantes têm de ser descartados em sacos plásticos de cor branca contendo identificação do símbolo infectante de forma visível, alocados em lixeira com tampa e pedal, que também deve conter o símbolo de identificação.

Dê uma olhada no tipo de lixeira e saco e como eles devem estar identificados:

lixos infectantes
resíduos. studio de piercing.

Já o descarte desse tipo de resíduo não pode ser realizado em vias comuns, na lixeira geral do condomínio ou da rua, e sim através de empresas especializadas na coleta desse tipo de resíduo.

Para fazer a contratação, faça uma pesquisa na sua cidade de empresas que prestam esse serviço para hospitais, clinicas e outros studios. Em geral, é marcado uma data semanal ou quinzenal para que a empresa passe, faça a coleta do lixo e descarte esses resíduos em um local correto.

Lá no Instagram, fiz uma série falando sobre os tipos de lixos que produzimos no piercing, clica no que você quiser assistir: lixos infectantes (grupo A); resíduos comuns (grupo D); e perfurocortantes (tipo E).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *