Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é anodização e para que ela serve no piercing? 

As joias coloridas chamam muita atenção, nesse post você vai conhecer o processo quase mágico que cria essas cores: a anodização!

A anodização é um processo onde a energia elétrica força uma reação química na joia e cria uma camada de dióxido de titânio que pode possuir até 26 tonalidades.

Para que que essa mudança de cor aconteça são necessários 2 ingredientes: um gerador de energia (fonte elétrica) e um meio de propagação (solução).

Na prática, a joia está submersa em uma solução liquida e, ao ser tocada pela fonte de energia, cria-se uma camada de dióxido de titânio que pode ser vista em várias cores diferentes.

Falando nas cores, essas são as tonalidades que você consegue atingir fazendo o processo de anodização da joias:

anodização

Mas todos os tipos de joias podem ser anodizados? O que acontece com a joia anodizada?

Esse processo eletroquímico pode ser feito apenas em joias de titânio ou nióbio, as joias de aço cirúrgico NÃO podem ser anodizadas.

Além da mudança de cor, a camada formada na superfície do metal através da anodização, serve para proteger o metal da corrosão, aumentar sua resistência e prolongar a sua vida útil. Ou seja, além de mais linda, sua joia também vai ficar mais durável!

O dióxido de titânio é transparente, mas por conta da refração da luz, dependendo da espessura da camada teremos uma cor diferente, como você viu na tabela acima. Quanto maior a voltagem, maior a espessura da camada.

O processo, inclusive, é totalmente seguro e essa camada não causa nenhum risco para você ou seu cliente e um dos motivos disso é que a anodização é praticamente definitiva (somente pode ser removida com polimento) e não descasca, diferentemente dos banhos PVD.

Quer aprender a fazer a coloração das suas joias? Possuo uma especialização especifica para ensinar, na prática, todo esse processo! Clique aqui para assistir a aula inaugural gratuita!

2 Comments

  1. Paco

    Olá Maria
    Quero começar a anodizar e tenho tudo bem claro, exceto um detalhe. Estou claro sobre a questão dos Volts; mas você pode esclarecer os A para mim? Em todas as fontes de alimentação que estou vendo você também pode regular os amperes

    desde já, obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *