Um ingrediente sempre falado na fase de cicatrização do piercing é o soro fisiológico, mas será mesmo que ele é a melhor solução para o furinho? Vamos conversar sobre ele nesse post.
O soro fisiológico é uma solução isotônica, o que quer dizer que ele tem a mesma quantidade de sais minerais que o nosso sangue tem (cloreto de sódio a 0,9%). Por isso, SIM, ele é bom, um grande aliado no cuidado pós piercing.
A solução fisiológica é utilizada no processo de limpeza da perfuração, para o enxágue do sabonete neutro e também para fazer as compressas gelada e morna. Os sais minerais presentes no soro ajudam, e muito, na cicatrização do furinho.
Sobre a escolha do soro, é importante que o soro seja em flaconetes, que são ampolas de uso único e descartáveis que nem a imagem referência desse post. Abriu, usou, descartou.
Maria, mas por que não pode usar soro fisiológico de garrafa?
Por conta do risco de contaminação, é melhor evitar! Geralmente, fazemos o manuseio desse soro com mãos sujas e o guardamos na geladeira após o uso, onde tem um frango descongelando, a metade de uma cebola que você não usou toda… E mesmo que a garrafa do soro tenha tampa, o liquido está em contato com TUDO isso. A geladeira é um local cheio de bactérias e, por isso, o risco de contaminação do soro é gigantesco.
E se o soro estiver contaminado, ele não vai te avisar não, viu? O soro contaminado e soro não contaminado têm a mesma cara: de soro. Mas os riscos são bem diferentes, um soro contaminado pode causar infecções no piercing.
Por isso, opte pelo uso do soro em ampolas, que é estéril e de uso único. Inclusive, lá no Instagram fiz um vídeo falando melhor sobre os riscos de utilizar o soro errado, clica aqui para assistir!
Uma substituição para os flaconetes/ampolas, caso você tenha dificuldade em encontrar na farmácia, é o soro de jato continuo, que é como se fosse um spray de soro fisiológico. Com ele também não existe o risco de contaminação, mas a desvantagem é que não dar pra fazer compressas geladas (afinal, ele também não pode ir para a geladeira igual ao da garrafa normal pelo mesmo risco de contaminação).
Além do soro, outros itens são importantes no pós piercing, clica aqui e conheça tudo que deve passar no seu furo!
