Ainda que exista certo preconceito com essa atividade e muita gente duvide se ser Body Piercer é uma profissão, ser perfuradora corporal é sim uma profissão, que tem ganhado bastante reconhecimento pelos resultados gerados na vida de milhares de Piercers. Nesse artigo vamos explorar as habilidades e o que mais é necessário para se tornar perfurador corporal!
Primeiro de tudo: O que faz um Body Piercer?
Um Body Piercer é um profissional especializado em realizar perfurações corporais para inserir joias. Esse trabalho vai além de simplesmente furar a pele, envolve (muito) conhecimento técnico, protocolos de biossegurança, cuidados com a saúde e outras habilidades que vão além do piercing, como atendimento, venda e marketing.
Mesmo que o objetivo final seja só estético, o profissional tem que se preocupar e saber como garantir a saúde e segurança dos clientes, já que um piercing mal feito pode resultar em complicações graves, como infecções, reações alérgicas ou cicatrizações complicadas.
Além de fazer a perfuração em si e, obviamente, orientar o cliente de como cuidar dela, o perfurador corporal moderno também pode oferecer outros serviços, como: anodização, criação de projetos digitais, laserterapia, avaliação/manutenção de perfurações e, claro, a venda de joias.
Falando de dinheiro, esse trabalho tem proporcionado excelentes ganhos financeiros para milhares de pessoas, é comum um profissional piercer com certa experiência e com habilidade em captar e reter clientes faturar de R$5.000,00 a R$15.000,00 no mês.
Mas isso significa que Body Piercer é uma profissão?
Tanto é profissão que recentemente o Body Piercer foi oficialmente reconhecida na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um marco significativo para os profissionais da área.
Essa inclusão formaliza o trabalho do perfurador corporal dentro do mercado de trabalho e estabelece um padrão de reconhecimento e regulamentação para a profissão, já que a CBO é uma lista que organiza e categoriza diversas ocupações, oferecendo uma visão detalhada sobre as responsabilidades e qualificações necessárias para cada função.
Com a inscrição, o Body Piercer passou a ter sua prática descrita e compreendida em um contexto mais amplo, o que promove maior segurança e valorização dos profissionais na área e do Universo do Piercing como um todo. O código do Body Piecer na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é 5142.
Além da CBO, importante destacar que associações e organizações específicas, criadas por profissionais piercers, também ajudam a estabelecer diretrizes e promover a educação contínua.
Em alguns outros países, existem regulamentações formais para garantir a segurança e a qualidade do trabalho realizado. No entanto ainda há muito a ser feito para alcançar um reconhecimento universal.
Habilidades: o que é preciso para se tornar um perfurador corporal?
Como explicamos logo mais acima, o profissional de perfuração corporal precisa ter diversas habilidades que vão além da técnica, já que, diariamente, esse precisará lidar com atendimento a clientes e um procedimento biologicamente sensível. Entre as competências mais importantes para um Body Piercer estão:
- Técnica: primeiro de tudo a técnica em si, um perfurador precisa saber como e onde perfurar a pele, manipular as agulhas e fazer a passagem da joia de forma correta.
- Biossegurança: talvez a parte mais importante dentro da profissão, um perfurador corporal precisa conhecer as regras de Biopiercing para aplicar um piercing seguro para ele e seu cliente.
- Conhecimento anatômico e de cicatrização: além de entender as camadas e estruturas da pele, o perfurador também precisa conhecer as etapas de cicatrização e os cuidados necessários para que um piercing cicatrize bem.
- Comunicação, marketing, vendas e gestão financeira: Além da parte técnica em si, um profissional autônomo, como é o caso dos Body Piercers, também precisam saber se comunicar bem, gerar conteúdo, atrair clientes, vender, precificar e controlar o caixa do seu negócio. É, como sempre digo: ser Piercer não é só Piercing!
E como eu me torno um Profissional Piercer?
Para começar a atuar como Body Piercer profissional você não precisa ter nenhuma formação/faculdade ou experiência prévia!
Você vai precisar apenas se dedicar e realizar uma formação especifica sobre perfuração corporal, onde um profissional capacitado e experiente vai te ensinar e te certificar como Profissional Piercer.
Lembrando que, como conversamos ao longo desse artigo, essa formação precisa te ensinar não só sobre perfuração, biossegurança, anatomia, joias e cuidados, mas, também, sobre marketing, vendas, atendimento e outros pontos que vão ser fundamentais para você ter sucesso como perfurador corporal!
Dito tudo isso, eu não poderia deixar de te indicar o Método Viver de Piercing – a formação em perfuração corporal mais completa que eu conheço! Nessa formação, online, você vai aprender exatamente tudo que precisa para se tornar um profissional piercer certificado.
Se gostou da ideia, clica aqui para assistir uma aula inaugural gratuita sobre Biopiercing onde além de te ensinar sobre biossegurança piercer vou te contar mais sobre o curso e te mostrar como você pode se inscrever!
