Para fazer perfuração corporal de forma profissional e biosegura é fundamental realizar o procedimento de esterilização nos materiais que serão utilizados no procedimento, inclusive a joia. Aqui, você vai aprender como esterilizar o piercing!
Se você acha que para esterilizar a joia utilizada no piercing é necessário apenas álcool 70% e um copinho de plástico, como já vi muito piercer fazendo por aí, você está MUITO enganada!
O álcool 70%, dentro do Universo do Piercing, é utilizado apenas para fazer a limpeza das bancadas e macas entre cada atendimento, nos materiais utilizados na perfuração em si, como as joias, o processo de limpeza é bem mais detalhado!
Tão detalhado que ele nem começa direto na esterilização, já que, antes de esterilizar, você precisa desinfectar todos os materiais. Clica aqui para conhecer melhor a diferença entre esses dois processos.
Certo, mas como esterilizar o piercing?
Depois de todo o processo de desinfecção e lavagem, em que a joia deverá ser lavada com detergente enzimático dentro da cuba ultrassônica, você deverá secar manualmente cada joia, embalar em papel grau cirúrgico e ai sim ela estará pronta para a esterilização.
Esse processo será feito pela autoclave, um equipamento hospitalar e laboratorial que utiliza altas temperaturas e vaporização para, de fato, eliminar todos os microrganismos presentes na joia e esterilizar o piercing.
E não basta só confiar no equipamento, você, como profissional, deve controlar a efetividade da esterilização utilizando alguns indicadores que servirão como testes confirmatórios de que o processo ocorreu de forma correta e que os materiais estão, de fato, esterilizados.
Lá no Instagram, fiz um destaque chamado Biopiercing, onde mostro todo esse processo do inicio ao fim na prática, clica aqui para conferir!
[…] agora que você aprendeu que apenas a autoclave pode te ajudar na esterilização, clica aqui para aprender como funciona esse processo na […]