Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tem como esterilizar piercings sem autoclave?

Tem como esterilizar piercings sem autoclave

Já foi-se o tempo de fazer piercing com pistolinha, com joia banhada no álcool ou qualquer outro jeito perigoso. Hoje, com o crescimento e profissionalização do mercado e o maior cuidado dos clientes, não há como deixar de lado a esterilização! Mas pra quem não conseguiu ainda adquirir os equipamentos, será que tem como esterilizar piercings sem autoclave? Vamos conversar sobre isso nesse artigo!

O que faz uma autoclave?

A autoclave é o padrão-ouro na esterilização de materiais em diversas áreas, incluindo a perfuração corporal.

Ela utiliza vapor sob alta pressão e temperatura, que atingem todas as partes das joias e instrumentais, para eliminar bactérias, vírus e outros microrganismos e garantir a máxima segurança! Esse processo é tão poderoso que o equipamento é utilizado para esterilização em ambientes cirúrgicos, em que cada detalhe mexe diretamente com a vida (ou a morte) do paciente.

E como a perfuração corporal é um procedimento critico e invasivo, nada mais justo que utilizarmos o mesmo nível de proteção.

Onde eu posso comprar uma autoclave?

Essa parte não é difícil, por conta da importância e utilidade do equipamento, é possível encontra-lo em diversos fornecedores!

O meu, e que gosto sempre de indicar, é a Guimed, loja especializada em produtos médicos e hospitalares que recentemente criou uma categoria especifica para nós Body Piercers, onde podemos encontrar não só materiais descartáveis, mas também diversos outros equipamentos utilizados no Universo do Piercing.

Falando especificamente do modelo, não poderia deixar de indicar a autoclave que era meu sonho de consumo quando comecei, que consegui conquistar e estou feliz usando há anos, a Vitale Class 12 Litros da Cristófoli que você pode comprar clicando aqui. Inclusive, usa o cupom de desconto mariaoff8 pra ter um bom desconto!

Mas se eu não tiver como comprar uma autoclave, tenho alternativas?

Alternativas você tem, mas é bom deixar claro que NADA substitui a autoclave. Ou seja, os materiais que você for utilizar para aplicar piercings precisarão passar pelo equipamento, que é insubstituível em termos de eficácia, mesmo que não seja você diretamente que faça o processo.

Portanto, a alternativa que te dou para caso de não ter o equipamento é simples: comprar joias e kits já esterilizados! A Empório do Piercing, por exemplo, é um dos únicos grandes fornecedores de joias para piercings em que você consegue adquirir os materiais já esterilizados pagando bem pouco a mais por isso. Usando o cupom MARIAOFF12 então, fica mais barato ainda!

Outra saída, é procurar formar uma parceria com algum local/profissional que já tenha o equipamento.

Eu mesma comecei assim, pagando por ciclos de esterilização no salão de beleza da minha tia, que tinha uma autoclave. Algumas alunas fizeram parcerias com outros Piercers, studios e até com dentistas. Umas pagam uma mensalidade, outras pagam por ciclos individuais e há quem nem pague e faça tudo só na amizade.

Vale tudo, só não vale 2 coisas: fazer perfuração sem esterilização e deixar de atender por ainda não ter o equipamento.

Ah, mas já ouvir falar da estufa e do álcool no copinho. Não funcionam?

NÃO, não funcionam!

Sobre a estufa, temos um artigo aqui no blog exclusivo para falar sobre ela, basta clicar aqui para ler. Em resumo, a estufa utiliza o calor seco, que apesar de até conferir algum grau de limpeza, não esteriliza e, portanto, não elimina todos os microrganismos presentes nas joias e materiais.

Quanto ao álcool 70% no copinho de café, tão utilizado nos anos 90 e inicio dos anos 2000, praticamente não serve pra nada. O álcool até confere um grau de limpeza e desinfeta as superfícies, como vimos na pandemia, mas não esteriliza e, portanto, não serve para processar uma joia que não só terá contato com a parte interna do corpo, mas ficará adornando o furo por muito tempo.

Também já ouvir falar da fervura e, pior ainda, da utilização de panelas de pressão. Sim, vinheram me contar isso! Acho que não é nem preciso ir longe, a fervura, ainda que feita sob pressão, não elimina todos os microrganismos e esporos bacterianos. Ou seja, NÃO serve para esterilizar piercings!

Em resumo: apenas a autoclave vai realmente esterilizar os materiais, instrumentais e joias de um perfurador corporal.

Por que a autoclave é tão indispensável?

Esterilizar piercings sem autoclave pode parecer tentador para quem está começando ou tem recursos limitados, mas há um grande risco envolvido.

Isso porque, o uso dos métodos alternativos que mencionei acima não servem para esterilizar os materiais e também podem gerar contaminação cruzada, infecções graves e até ações legais contra o profissional piercer.

É, ações legais! Em muitos países, incluindo o Brasil, o uso de autoclave é uma exigência legal para estúdios de piercing.

Se a aquisição de uma autoclave for inviável no momento, considere as alternativas que mencionei nesse texto, comece a atender sem o equipamento (mas com toda biossegurança) e vá juntando grana dos próprios clientes de piercing, mesmo que aos poucos, para investir no seu equipamento. Assim como eu fiz há 5 anos, quando tava começando.

E agora que você aprendeu que apenas a autoclave pode te ajudar na esterilização, clica aqui para aprender como funciona esse processo na prática!

Um comentário

  1. […] Esse procedimento é o método mais seguro e eficaz para esterilizar instrumentos e materiais utilizados na perfuração corporal, como pinças, tesouras, tapers e joias. Por isso, não tem como esterilizar piercings sem autoclave. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *