A compressa é uma ótima técnica para aliviar dores e propiciar uma boa cicatrização do furinho. Aprenda como fazer o procedimento de forma segura nesse post!
Como você já deve saber, as compressas são importantíssimas para uma boa cicatrização do piercing e para fazê-las, você vai precisar de apenas duas coisas: soro fisiológico e gaze.
Sobre a escolha do soro, é preciso que seja o soro em flaconetes, que são ampolas de uso único e descartáveis. Abriu, usou, descartou. Clica aqui para entender mais sobre o assunto!
Já para a escolha da gaze, na farmácia você deve solicitar a gaze estéril. O pacote é vendido individualmente e costuma-se ter 10 unidades de gaze em cada um.
Quais são os tipos das compressas para piercing e quando fazer cada uma?
Há dois tipos de compressa para piercing, a compressa gelada e a morna. Ambas são importantes e devem ser feitas em momentos diferentes da cicatrização.
A compressa gelada é recomendada nas primeiras semanas após o furo ter sido feito. Ela vai diminuir os sintomas da primeira fase da cicatrização, que é a fase inflamatória, amenizando dor, inchaço, desconforto, febre local e também diminuindo o fluxo sanguinário, já que a temperatura inferior acaba tendo uma ação vasoconstritora.
Geralmente, o processo inflamatório dura em torno de 2 semanas, mas esse é um tempo médio, que pode variar de organismo pra organismo, de pessoa pra pessoa. Enquanto a perfuração estiver com um aspecto inflamado, enquanto ainda estiver na fase 1 da cicatrização, mantenha o uso da compressa gelada.
Para fazer esse tipo de compressa, basta que você mantenha as ampolas do soro fisiológico ainda lacradas na geladeira. Logo após o uso, é importante que o descarte da ampola utilizada seja, para evitar risco de contaminação.
O uso da morna se inicia assim que o processo inflamatório do piercing encerrar. Esse tipo de compressa, como você deve imaginar, tem o efeito reverso da fria. Enquanto o soro fisiológico gelado contrai os vasos, o uso da compressa morna causa ali uma vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo local, o que acaba ajudando no processo de cicatrização.
Para fazer essa compressa, você deve esquentar o sorinho no famoso banho maria da seguinte forma: esquente a água no fogão ou micro-ondas e coloque a ampola do soro, ainda lacrado, nessa água quente por tempo suficiente para ele aquecer.
Só cuidado ao fazer esse processo! Geralmente, apenas 15 segundos submersos na água quente já são suficientes, se você deixar o flaconete em contato com a alta temperatura por muito tempo, a ampolinha pode acabar explodindo e causando um acidente.
E, claro, também se atente a própria temperatura do soro fisiológico pós banho maria, para não se queimar quando for fazer a compressa.
Mas como eu faço a compressa no meu piercing? De quanto em quanto tempo devo aplicar?
A compressa com soro fisiológico deve ser feita 2x (duas vezes) ao dia. E é ideal que seja feita logo após a limpeza do piercing com sabão neutro.
Siga o passo a passo abaixo para fazer a compressa no seu piercing:
- Com as mãos limpas, posicione a gaze ainda seca na perfuração, de uma forma que ela toque o ponto de entrada e saída do furo;
- Derrame o soro fisiológico sobre a gaze;
- Deixe agir por 15/20 minutos;
- Seque a perfuração com uma gaze seca após a utilização.
Pronto, com essa fórmula mágica e apenas os dois ingredientes o piercing tem tudo para cicatrizar muito bem, desde que você também faça a limpeza corretamente.
Falando em limpeza, isso é o que pode acontecer com sua joia caso você ignore os cuidados de higiene.

Fiz um piercing no tragus a 7 dias. Meu tragus está inchado e um pouco dolorido, porém não existe secreções, o local está sempre limpinho. Tenho me alimentado bem e eestou evitando alguns alimentos inflamatórios. É normal esse inchaço? Por qto tempo?
Sim, é normal! Você ainda está passando pela fase da inflamação. Dê uma lida nesse artigo: https://universodopiercing.com.br/meu-piercing-ta-vermelho-e-normal/ para entender sobre tempo, cuidados e o que fazer em caso de persistirem os sintomas,
Sim, faz pouco tempo. Se continua assim até hoje, aí deve se preocupar