Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fidelizar seu cliente de piercing

Como fidelizar seu cliente de piercing

Fazer um piercing seguro e bonito, apesar de ser obrigação de qualquer profissional Piercer, ajuda a fidelizar. Mas, além disso, outras ações fazem com o que o cliente volte ao seu studio várias e várias vezes. Nesse artigo, vou te contar algumas estratégias e te contar como fidelizar seu cliente de piercing!

Saiba, exatamente, para quem você quer vender

Quem quer vender para todo mundo, não vende pra ninguém!

Antes de sequer começar a pensar em fidelizar seus clientes, você tem que definir quem são esses clientes, quem será o seu público alvo.

A partir disso, sabendo para quem você quer vender, ficará bem mais fácil criar conteúdos, se comunicar, vender e, claro, fidelizar essa pessoa ao longo do tempo.

Por exemplo, se você definir que seu público alvo são mulheres que estão buscando no piercing apenas um acessório para aumentar sua autoestima e beleza, sua comunicação será totalmente diferente do que se seu público alvo for pessoas mais do punk/rock que vêm o piercing como uma forma de expressar sua liberdade e cultura. Entende?

Da mesma forma, se o seu público alvo for bebês, sua comunicação e foco deverá ser mostrar segurança e confiança para as mamães de uma forma bem mais meiga e carinhosa. Só não vai usar aplicador pra isso, ok?

Tenha diferenciais claros e ofereça uma experiência

O que diferencia o seu atendimento do que qualquer outro Piercer?

Nem vem com “meu atendimento é bom”, “entrego um Biopiercing, “meu piercing fica retinho”, que nada disso é diferencial, e sim obrigação de um profissional.

Se você não consegue pensar nada além das respostas acima, tá ai o motivo do seu cliente te trocar por qualquer outro..

Cabe a você, como profissional, entregar um atendimento único, para que o cliente não queira furar com mais ninguém além de você. Para que ele deseje o seu serviço e não o de qualquer outra pessoa!

Parte disso, pode ser feito através de um atendimento que vai além do óbvio e entrega, não um furo, mas uma experiência. Desde o momento que o seu cliente te encontra no Google ou no Instagram, passando pelo whatsapp de orçamento, a chegada e despedida no studio, tudo conta.

Chame pelo nome, adapte a comunicação para cada tipo de pessoa e aproveite cada oportunidade para encantar, se diferenciar, entregar algo a mais, uma verdadeira experiência.

Mostre para o cliente porque ele deve escolher você e não aqueles outros 5 Piercers que ele também mandou mensagem pra fazer orçamento.

É só dessa forma que você vai parar de brigar por preço e vai mostrar para o seu cliente que o que você entrega é valor. Quando você deixar claro na cabeça do seu cliente que o seu piercing vale muito mais do que você cobra, você estará no caminho da fidelização.

Se comunique e explique os detalhes

Para um cliente se fidelizar a você, ele precisará confiar na sua pessoa e no seu trabalho.

Grande parte da confiança vêm de uma comunicação clara e detalhada. Explique os processos, os materiais, o seu modo de trabalhar, as etapas de Biopiercing e por aí vai..

Não tenha medo de defender seus pontos e explicar as razões de trabalhar como trabalha. Por exemplo: se você usa apenas joias de titânio, deixe claro que isso tem a ver com a segurança e durabilidade do material em relação ao aço. Do mesmo jeito, se você utiliza agulha americana ao invés do cateter, explique a razão da agulha ser melhor que o jelco para o seu cliente.

Durante o atendimento no studio então, isso se torna ainda mais importante! Receba bem o cliente, ofereça uma água ou café, se comunique com o cliente, tire suas dúvidas, explique sobre a anamnese, explique como será feita a perfuração, os cuidados que ele deve ter, fale dos riscos e o que fazer para evitar-los.

E nada disso precisa ser engessado, protocolar. Fale de forma leve e amigável, tranquila, do seu jeito e se o cliente dê espaço, até faça umas brincadeiras.

Isso te ajudará a justificar seu preço, mostrar seu valor e deixar o cliente mais confiante no procedimento, facilitando que ele venha outras vezes no seu espaço.

Seja ativa no relacionamento e entregue um pós-atendimento de qualidade

Se o cliente sai do seu studio e você nunca mais fala com ele, tu tá vacilando. O seu trabalho não acaba depois que a joia tá na pele.

A perfuração dura segundos, mas o processo da cicatrização do cliente leva meses e você precisa estar presente durante o processo para tirar dúvidas, orientar sobre os cuidados, lidar com intercorrências e, claro, manter o cliente por perto.

A fidelização leva tempo e na maioria das vezes é o pós-atendimento que vai manter o cliente fiel a você e a seu serviço.

Pense comigo.. se ele fez o furo contigo, deu tudo certo, você acompanhou a cicatrização e ajudou ele quando a bolinha caiu ou quando o piercing enroscou na toalha, na hora de fazer um outro piercing, em quem você acha que esse cliente vai pensar? Na hora que algum amigo pedir indicação de Piercer, quem você acha que ele vai indicar?

Fora que ficar correndo atrás de novos clientes todo mês da um trabalhão e garante que seu faturamento sempre vai ser imprevisível (e, na maior parte das vezes, baixo). O que vai te dar solidez e te permitir ter uma carreira longa no piercing é vender mais para os mesmos clientes que você já tem. Não atoa, tem uma aula só sobre isso dentro do Método Viver de Piercing.

Por isso, além de acompanhar a cicatrização devidamente, seja ativo e ofereça joias para os seus clientes – principalmente se ele disse em algum momento que gostaria de algum tipo especifico, conte sobre as novidades do studio, explique sobre promoções, convide para uma visita e por aí vai.

Mas lembre: nada de ser chata. O foco é criar conexão e não cansar.

Não cobre pelo downsize

A maioria dos Piercers iniciantes que conheço cobram uma taxa para o cliente realizar o downsize após as fases iniciais da cicatrização.

Eu, por outro lado, acredito que a troca da haste por uma menor, mais adequada ao furo após a inflamação, faz parte do pacote da perfuração e não cobro por esse retorno.

Essa questão de não cobrar, não tem só a ver com a entrega final do piercing, mas também com a fidelização que o retorno do cliente me permite alcançar.

Isso porque, ao cobrar uma taxa para troca da haste, a maioria dos clientes vai achar que está pagando 2x pelo mesmo serviço e vai ser mais fácil que ele não retorne. Com isso, além do resultado final ficar longe do ideal (haste maior do que deveria), facilitando intercorrências, você perde uma puta oportunidade de receber novamente o cliente no seu espaço, estreitar a relação, oferecer novos serviços e vender joias.

Cê não tem noção de quanto dinheiro eu faço vendendo joias nesses retornos que são gratuitos.

Se torne amiga dos seus clientes

As redes sociais servem, claro, para apresentar seu trabalho e te trazer novos clientes.

Mas quase nenhum Piercer aproveita a rede social para o que ela realmente foi feita: se relacionar (também com seus clientes).

Aproveite os comentários, stories e direct para deixar os clientes mais próximos de você, comente nas suas publicações, responda seus stories, entenda quais são os seus gostos e hobbys, converse sobre coisas que não têm a ver com piercing e por aí vai.

Eu amo fazer isso.. tenho realmente uma relação maravilhosa com a maioria dos meus clientes! Mas mesmo que você não seja muito fã de ficar papeando em rede social, experiente fazer isso e verá os seus resultados mudarem.

A ideia aqui é que seu cliente se torne ainda mais próximo de você, facilitando que ele pense em fazer novos furos e aumentando muito a possibilidade dele te indicar para outras pessoas. Quando alguém comentar de piercing perto do seu cliente, automaticamente ele tem que pensar em você!

Fidelizar seu cliente de perfuração exige constância e presença. Além do bom atendimento, dê informações claras, acompanhe o pós e tenha uma presença ativa no whastsapp e nas redes sociais.

Assim, você criará um vínculo forte, que transforma o cliente pontual em cliente de sempre, um cliente fiel que vai querer furar com você, pelo que você representa e entrega pra ele.

Aproveitando que falei tanto de Instagram, vou deixar o meu por aqui, clica para conhecer o meu perfil e aprender mais sobre esse maravilhoso Universo do Piercing!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *