Não se desespere! Já que não abordamos esse tema na escola, precificação correta é um desafio de praticamente todos os profissionais autônomos, incluindo nós Piercers. No entanto, é essencial saber precificar seu serviço para garantir que você cubra seus custos, se mantenha competitivo no mercado e, claro, faça dinheiro. Nesse artigo vamos te falar todos os fatores envolvidos na precificação e te mostrar como precificar seu serviço de perfuração!
1. Saiba tim tim por tim tim quais os seus custos
A primeira coisa que você deve considerar na hora de fazer a precificação correta são os seus custos. Ou seja, quanto você gasta em materiais, transporte, porcentagem do studio ou manutenção do seu espaço (aluguel, luz) etc para fazer cada atendimento de perfuração corporal. Até o copo descartável e o cafézinho que você serve para o cliente devem entrar na conta.
Para isso, calcule, nos centavos, quanto você gasta para fazer cada perfuração considerando os materiais mais fáceis de calcular (luva de procedimento, luva cirúrgica, agulha, kits etc) e também os líquidos (álcool, degermante, ácido peracético etc) que você vai calcular através de uma média aproximada.
Após saber quanto gasta para fazer cada perfuração, calcule também qual o custo para os demais serviços (venda de joia, anodização, atualização, troca de joias etc) e assim saberá de onde partir para definir cada um dos seus preços. Afinal, tu não vai cobrar menos do que o que gastou, né?!
Ah, e não esqueça de fazer isso com frequência! Os preços dos materiais, joias e insumos mudam ao longo do tempo, e é importante revisar seus custos totais pelo menos 2x por ano. Dessa forma, você mantém seu serviço de perfuração lucrativo e evita surpresas desagradáveis.
No final desse artigo, vou te contar mais detalhes sobre a Planilha de Finanças para Body Piecers, que tem uma calculadora de custos embutida e é o sistema que eu mesma utilizo para gerenciar meus atendimentos.
Sabendo meus custos, acabou? Já posso fazer a precificação? Você já deve ter ouvido falar que é só pegar os custos e multiplicar por 2, 3 ou 4x para definir o seu preço final. Mas os seus custos não são a única coisa que você precisa para precificar seu serviço, você deve considerar outros pontos:
2. Saiba exatamente qual o seu público e quanto ele estar disposto a pagar
Já vi um monte de mentor Piercer indicando que os alunos cobrem 3x o valor dos seus custos. Ou seja, se você gasta 25 reais para fazer uma perfuração, parece boa ideia cobrar 75 reais por ela.
No entanto, essa fórmula, apesar de ter o mérito de facilitar a conta, acaba desconsiderando vários outros fatores importantes como, o seu público!
Antes de definir por quanto vender, você deve pensar para quem você quer vender! Afinal, quem vende para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém.
Se seu público-alvo tem um poder aquisitivo maior e busca joias de máxima qualidade e um atendimento personalizado, seu serviço de perfuração pode (e deve) refletir esse valor, podendo ter um preço maior que o da média e superior a 3x o valor dos custos.
Esse mesmo público, inclusive, das classes AA, A, e B vão deixar de comprar de você se seu preço estiver mal posicionado, pois vão te achar barata e comparável com a média, já que seu preço não demonstra o valor de entrega no seu serviço.
Por outro lado, se seu objetivo é atender pessoas de classes econômicas mais baixas, será estratégico ajustar o preço para agradar um público mais amplo, tendo em vista que esse público busca um serviço de qualidade, mas, com um preço que cabe no bolso.
Lembre que além do preço, outros pontos serão considerados pelo seu público e também devem ser considerados por você na hora de fazer a precificação do seu serviço, como: seu tempo de experiência no piercing, espaço do atendimento, localização do espaço, qualidade do serviço oferecido e seus diferenciais.
Quanto mais experiência você tem e quanto mais bem localizado e organizado for seu studio, mais caro você vai conseguir precificar seu serviço!
3. Concorrentes
Sim, pesquisar os concorrentes e saber qual a média de precificação do mercado da sua região é bemmm importante!
Mas tome cuidado com isso, dependendo da sua cidade vai ser fácil encontrar concorrentes desvalorizando a profissão cobrando 15/20/30 reais para fazer um furo (que provavelmente vai ser feito sem cuidado nenhum de Biopiercing) e você não deve se basear neles para precificar seu serviço.
Pelo contrário, você deve usar esses casos para gerar autoridade e confiança nos seus seguidores e futuros clientes, informando sobre os custos dos materiais utilizados, os riscos de perfurar em qualquer lugar, os processos de biossegurança, o que está incluindo na sua precificação, sua rotina de esterilização e limpeza, gerando valor para o SEU serviço e deixando claro que um piercing seguro jamais vai custar 20 reais (isso não paga nem os materiais que utilizo).
Esse tipo de conteúdo constrói uma relação de confiança com o cliente, que percebe o valor agregado do seu trabalho e ficará satisfeito em pagar o quanto você cobrar.
Deixando os Piercers ruins de lado, pesquise por profissionais sérios e respeitados na sua região, que atendam em níveis parecidos de qualidade/localização e lembre de analisar também a experiência e tempo do profissional. Se tem um bam bam bam por aí que faz tudo certo, tem anos de profissão e atende em um studio top cobrando R$200,00 para perfurar, precificar seu serviço acima disso pode ser um tiro no pé, principalmente se você tiver começando.
4. Evite ficar cobrando tudo separado
No serviço de perfuração, o mais comum realizado por nós perfuradores corporais, existe algumas discursões sobre a precificação: cobrar a joia separada da perfuração, fazer a cobrança do downsize – que basicamente é a troca da haste da joia após uma cicatrização parcial da perfuração.
Conheço profissionais que trabalham com preço da perfuração + preço da joia, conheço quem cobra o downsize e quem já embute esse preço no valor da perfuração e a verdade é que não existe uma regra, não existe o certo e errado. Cada um tem a liberdade de precificar seu serviço da forma que funcione melhor.
Mas vou me permitir te indicar o que eu, nesses 5 anos de experiência, considero como o melhor a se fazer na hora da precificação: cobrar tudo junto!
Se sua perfuração é R$80,00 e você vende joias a partir de R$60,00, sua perfuração tem o valor mínimo de R$140,00. Certo? No meu modo de ver, não faz sentido cobrar separado esses 2 valores, esse movimento só faz o cliente achar tudo mais caro e confuso.
Já que uma pessoa que faz uma perfuração, necessariamente precisa de uma joia, eu vendo tudo em um pacote só, respondendo, nesse nosso exemplo, o cliente assim: “oi, o preço dessa perfuração, já com uma joia básica de titânio inclusa é de R$140,00. Além desse modelo de joia, há outras mais elaboradas no catalogo que podem ser usadas nesse furo, quer ver?”
Depois de conversarem sobre a joia, se será a básica ou uma elaborada escolhida pelo cliente, você pode tratar sobre o downsize assim:
“Além da perfuração e da joia que você escolheu, está incluído no serviço um retorno para avaliação e a troca da haste dessa joia por uma menor, o que deve acontecer após 30-45 dias da perfuração, dependendo de como seu corpo vai se comportar nas fases de cicatrização”
Nesse modelo de atendimento, o cliente paga por um pacote completo com tudo que ele vai precisar (perfuração + joia + retorno/avaliação + downsize), ao invés de pagar pelas coisas picotadas, tendo impressão, no final, que tá pagando até mais caro.
Além disso, ao incluir o downsize na precificação, eu incentivo o cliente a retornar, já que ele não terá novos custos pra isso, garantindo um resultado melhor do piercing e, também, facilitando que o cliente faça novas perfurações ou troque de joia nessa 2° ida ao studio.
5. Cuidado com promoções
Realizar promoção para atrair novos clientes, principalmente se você tiver começando, pode ser uma boa alternativa para ganhar experiência, criar portfólio, movimentar o Instagram e fazer a roda girar.
No entanto, tome bastante cuidado para que a promoção não desvalorize seu serviço de perfuração. Antes de criar uma promoção, pense na sua data, no motivo, em qual vai ser a oferta e avalie o quanto ela impactará na sua margem de lucro e na percepção de valor do seu trabalho.
Descontos frequentes podem afastar bons clientes, que priorizam qualidade e segurança ao invés de preço, por terem a impressão de que o serviço não possui um valor e que sua disputa é pelo preço mais baixo.
Nada do que eu disse aqui foi para você não fazer promoções, pelo contrário, quando bem usadas elas podem ser uma ótima forma de aumento de faturamento e atração de novos clientes. Sugiro que faça promoções em datas especificas, como a Blackfriday, com oferta única e atrativa (ninguém se interessa mais por “10% OFF”), por um tempo definido e número limitado de vagas.
Além do preço em si, também pode ser interessante adicionar brindes ou serviços adicionais, como uma anodização ou laserterapia, que valorizam o atendimento para o cliente sem necessariamente reduzir o preço.
6. Preço é diferente de VALOR
O último critério que você deve levar em consideração na hora de precificar é a diferença que preço tem de valor. Sim, preço e valor não são as mesmas coisas.
Para te explicar melhor a diferença desses conceitos e ainda te orientar quanto cobrar no começo da sua jornada como perfuradora corporal, vou colocar aqui um vídeo que gravei há anos atrás sobre o tema, mas que continua bem atual:
Como fazer a gestão financeira dos meus atendimentos?
Agora que você já sabe todos os critérios que devem ser considerados e entendeu como precificar o seu serviço de perfuração, vou te contar como faço o cálculo dos meus custos e gerencio os meus atendimentos. E não tem bicho papão nenhum, eu faço tudo através de uma planilha!
Eu sempre fui controlada financeiramente e tinha noção de custos e que precisava guardar dinheiro depois de receber para comprar materiais. No entanto, ainda fazia a gestão financeira dos meus atendimentos (quanto o cliente me pagou e quanto ficou realmente no meu bolso) no bloco de notas do meu celular. Bem amador, né?!
Pois aí, quando me toquei disso, comecei a procurar soluções de outros Piercers, como sistemas e planilhas e não achei nada que servisse exatamente para o nosso trabalho.
Foi então que, junto com meu sócio e namorido, inventei uma Planilha de Finanças para Body Piecers, que tem uma calculadora de custos e ainda diz, no detalhe, quanto eu faturei, tive de custo e lucrei em cada atendimento:


Essa ferramenta, já tá ajudando na rotina e organização de centenas de profissionais, como esses:



Se você quiser garantir acesso a esse sistema por apenas 5x de R$8,69 ou R$39,90 a vista, só clicar aqui para comprar. O acesso é imediato e você receberá aulas ensinando a mexer no celular e configurar com os seus valores.
