Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais as fases da cicatrização de um Piercing?

fases da cicatrização

Nesse artigo, vou te contar quais as fases de cicatrização de um piercing, te falar o que acontece no seu corpo em cada uma delas e te indicar como passar por esse processo de forma tranquila.

A cicatrização de um piercing é um processo natural que acontece no nosso corpo após qualquer perfuração corporal. Como profissional da área, é fundamental entender completamente as fases da cicatrização para orientar seus clientes da melhor forma possível.

Já como furado, é importante entender o processo de cicatrização para manter a tranquilidade e os cuidados necessários, conhecer todas as fases da cicatrização te ajuda identificar se está tudo correndo bem com a perfuração corporal.

Primeira Fase: Inflamação

Esse é o início da cicatrização do piercing, ela começa imediatamente após a perfuração corporal. Essa etapa, chamada de fase inflamatória, pode durar de uma semana a 15 dias.

Durante essa fase da cicatrização do piercing, é completamente normal que a região apresente vermelhidão, inchaço, edema e, em algumas pessoas, até um pouco de dor. O corpo está reagindo à perfuração corporal como deveria: enviando células de defesa para proteger a área.

Nessa fase da cicatrização, você pode notar um pouco de secreção transparente. Isso faz parte do processo natural da cicatrização do piercing. O organismo está trabalhando para limpar a área e começar a reparar os tecidos.

A higienização adequada nesse período é fundamental para que as próximas fases da cicatrização aconteçam sem complicações.

Segunda Fase: Proliferação

A regeneração da sua pele pós piercing. Nessa segunda fase da cicatrização, o corpo realmente começa a reconstruir o tecido furado. Essa etapa pode durar entre 2 a 4 semanas.

Durante essa fase da cicatrização de um piercing, as células começam a se multiplicar rapidamente para formar um novo tecido. É nesse momento que o corpo cria aquele furinho lindo ao redor da joia, que é exatamente o que queremos em uma perfuração corporal bem-sucedida. Mas calma, ainda não tá na hora de trocar a joia, mas esse é o momento ideal para fazer o downsize.

É comum que durante essa fase da cicatrização de um Piercing, algumas pessoas sintam coceira na região, justamente por conta da reformulação das células. Isso é um sinal positivo de que a cicatrização do piercing está acontecendo normalmente, mas é importante manter os cuidados e não coçar ou mexer na joia, nem mesmo na hora de limpar.

Terceira Fase: Maturação

Você está na finalização da cicatrização do piercing, a terceira e última das fases é a maturação, que pode durar até 1 ano, dependendo dos cuidados, do seu organismo e, claro, de qual perfuração corporal foi realizada.

Nessa fase da cicatrização do piercing, os tecidos se fortalecem e se organizam melhor. O colágeno, que foi produzido rapidamente na fase anterior, agora se reorganiza para dar mais resistência à perfuração corporal. Não atoa, muitas pessoas chamam essa fase de remodelamento.

Durante essa etapa da cicatrização, a região deve estar completamente sem dor, vermelhidão ou secreção. A cicatrização do piercing está praticamente completa, mas o processo de fortalecimento dos tecidos ainda continua.

Agora, importante, apesar da perfuração corporal parecer completamente cicatrizada, ela ainda está passando por essa última fase de maturação. Por isso, os cuidados devem continuar!

Fatores que influenciam as fases da cicatrização

Vários fatores podem influenciar nas fases da cicatrização, vamos aos principais:

  • Idade do cliente: pessoas mais jovens tendem a ter uma cicatrização do piercing mais rápida.
  • Localização da perfuração: regiões diferentes tem cicatrizações diferentes. Locais com maior circulação sanguínea costumam passar pelas fases da cicatrização mais rapidamente que áreas com menos vascularização.
  • Organismo: como sabemos, cada pessoa é única e o organismo de cada um também influencia na cicatrização, alguns terão uma cicatrização mais rápida que outros. Pessoas com deficiências nutricionais ou problemas de saúde tendem a ter uma cicatrização mais lenta.
  • Cuidados: um outro fator que influencia, e muito, na cicatrização de um Piercing é o cuidado que você, furado, tem ao longo das fases da cicatrização. Quer acelerar o processo de cicatrização e evitar problemas no seu piercing? Cuide!

Sinais de alerta durante a cicatrização do piercing

Alguns fatores podem indicar problemas na cicatrização do piercing. Esteja atenta a secreção com odor forte, cor amarelada ou esverdeada que podem indicar uma infecção.

Além disso, vermelhidão excessiva, principalmente se ela espalhar para além da perfuração corporal ou dor/inchaço que aumenta, ao invés de diminuir, ao passar dos dias, sem que tenha havido qualquer trauma na região, também pode indicar que a cicatrização do piercing não tá ocorrendo como deveria.

Em todos os casos, o indicado é procurar o profissional Piercer para que ele possa avaliar e te recomendar os cuidados, que podem variar de simples compressas de soro fisiológico, sessões de laserterapia ou até encaminhamento para médico em casos mais delicados.

Cuidados para cada fase da cicatrização

Fase inflamatória: lavar com sabonete neutro; evitar tocar, mexer, rodar ou remover a joia; evitar dormir por cima do piercing e ter outros traumas, como pancadas.

Fase proliferativa: manter a higiene com sabonete neutro; não mexer ou trocar a joia; evitar porradas e traumas; não aplicar pomadas e/ou medicamentos; fazer o downsize.

Fase de maturação: continuar limpando, mesmo que com menor frequência; avaliar com seu profissional Piercer se já é seguro trocar a joia.

Conclusão

Entender as fases da cicatrização de um Piercing é fundamental para qualquer profissional da perfuração corporal e também para os recém furados. Cada etapa da cicatrização do piercing tem suas características e necessidades específicas.

Conhecer essas necessidades te ajuda a ter mais paciência e mais consciência na hora de cuidar da sua perfuração. Assim, você evita infecções, rejeições e outros problemas comuns. Lembre-se: respeitar as fases da cicatrização e tomar os cuidados devidos não é apenas questão de estética, é questão de saúde.

Gostou desse conteúdo? Me siga no Instagram para saber mais sobre cuidados com sua perfuração corporal e a rotina de uma Piercer profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *