A autoclave é um equipamento essencial para qualquer profissional piercer, mas não basta só utilizar e acreditar que tudo tá ocorrendo bem com a esterilização, você precisa acompanhar e testar. Um processos de teste é o monitoramento biológico que você vai aprender aqui.
Esse tipo de monitoramento, como o nome sugere, é uma forma de testar se sua autoclave está, de fato, matando os microrganismos vivos, como as bactérias, que estão em contato com as joias, pinças, tapers e outros itens que utilizamos no atendimento de piercing.
Basicamente, utilizamos duas ampolas, teste e controle, cheias de bactérias, para verificar se o ciclo de esterilização está ocorrendo como deveria. Te explico melhor no vídeo:
Agora que você entendeu melhor a função do teste biológico e como ele funciona na teoria, se for como eu, que adora ver as coisas na prática, deve tá se coçando ai para ver tudo passo a passo.
Fica tranquila, que vou mostrar, na prática, como fazer o processo de monitoramento utilizando os testes, a autoclave e a mini incubadora:
Tá achando que acabou? Pois ainda não!
Para fazer um Biopercing e atender seus clientes como máximo de segurança, não basta só testar e saber que tá tudo esterilizando direitinho. Você também precisa registrar seus testes!
Esse registro pode até parecer besteira, mas é uma forma de você apresentar e guardar um histórico de esterilizações e tirar dúvidas ou fazer novos testes caso tenha algum problema com seus equipamentos.
E um detalhe, esse provavelmente será um dos primeiros documentos que um fiscal da vigilância sanitária vai te pedir!