Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que acontece se anodizar joias de aço?

O que acontece se anodizar joias de aço

A anodização é um processo eletroquímico que permite alterar a cor de superfícies metálicas. No Universo do Piercing, esse processo é utilizado para customizar joias de titânio, adicionando até 26 cores às peças sem necessidade de pintura ou revestimento. Nesse artigo vamos te contar mais sobre o processo e te mostrar o que acontece se anodizar joias de aço cirúrgico.

Primeiro de tudo: o que é anodização?

Temos, aqui mesmo dentro do blog, um post exclusivo para explicar o que é anodização e para o que ela serve dentro do piercing.

Mas, de forma resumida, é um processo elétrico e químico que envolve a aplicação de uma corrente elétrica em um líquido condutor (solução) para formar uma camada de óxido na superfície do metal que estará banhado nessa solução. Essa camada adicionada interage com a luz, criando cores que vão da mais procurada gold até tons mais raros, como roxo e o verde.

A grande vantagem da anodização em comparação com outras formas de coloração de joias, é que esse efeito colorido é alcançado sem a adição de pigmentos ou banhos, tornando as joias seguras para uso corporal, já que elas não vão descascar e nem provocar alergias, como acontece bastante com as famosas joias PVD.

Quais as vantagens de anodizar uma joia de titânio?

Além do aspecto estético, de conseguir modificar a joia para diversos tons diferentes e permitir ao cliente escolher dentro dessa variedade e até ir mudando o estilo ao longo do tempo, já que tem como anodizar a mesma joia infinitas vezes, há outros pontos positivos em anodizar uma joia de titânio:

  1. Segurança: O processo não altera a estrutura do titânio nem adiciona substâncias químicas prejudiciais, como tinturas e óleos. Dessa forma, a joia mantém integralmente sua biocompatibilidade.
  2. Durabilidade: A camada de óxido de titânio criada a partir da anodização aumenta a resistência à corrosão, o que acaba por prolongar a vida útil da joia. Sim, anodizar deixa a joia mais segura e durável!

Contudo, a coloração pode ficar opaca com o tempo de uso, por isso, é importante manter a limpeza regular das joias e evitar passar no material produtos químicos, como maquiagens, protetores solares etc

Mas só da para anodizar joias de titânio?

No Universo do Piercing apenas as joias de titânio e nióbio podem ser anodizadas, as de aço cirúrgico não podem!

Embora o aço seja um material amplamente utilizado na perfuração corporal devido à sua resistência à corrosão e durabilidade, ele não é adequado para o processo de anodização.

Isso acontece pela composição do material, formado principalmente de ferro, carbono e cromo que, em contato com o processo de anodização, ao invés de formar uma camada de óxido colorida, acaba queimando a joia.

Mas o que acontece se eu anodizar uma joia de aço cirúrgico?

Por conta dessa falta de compatibilidade do material das joias de aço cirúrgico com o processo de anodização, é arriscado tentar anodizar uma joia de aço.

Isso porque, a tentativa de fazer a reação eletroquímica vai esquentar e gerar micro bolhas na solução que podem até explodir.

Nesse vídeo é possível ver a solução borbulhando quando se tenta anodizar uma joia de aço:

Nesse vídeo, a joia de aço cirúrgico não muda de cor e permanece em seu estado natural. Mas já tentei outras vezes e a joia também pode ficar parcialmente escura, como se tivesse sido queimada.

Agora que você já sabe qual material pode ser anodizado e o que acontece se você tentar anodizar o aço cirúrgico, clica aqui para saber como funciona a anodização e aprender a fazer o processo na prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *