Se você é um profissional Piercer ou fez um piercing recentemente precisa conhecer o Biofilme, como ele é formado e quais os cuidados necessários você deve tomar para proteger a perfuração.
Vamos começar pelo começo: o que é Biofilme? É um conjunto de micro-organismos, bactérias e fungos, que se aderem a superfícies, formando uma espécie de camada (ou filme) viva/orgânica.
E sim, esse conjunto de micro-organismos tem sua importância do universo da perfuração corporal e se você não se atentar, pode prejudicar a saúde e cicatrização do seu piercing.
Como se forma o Biofilme?
A formação do é um processo natural e pode ocorrer em qualquer ambiente onde haja umidade e nutrientes. No caso de perfurações corporais, esse filme pode se formar em torno das joias e nas superfícies dos instrumentais, como tapers e tesouras, que são utilizados no processo de perfuração.
A sua formação começa com a adesão de micro-organismos a uma superfície, seguida pela produção de uma matriz extracelular que os mantém unidos e cria o aspecto de uma película transparente.
Essa união de bactérias e outros micro-organismos tem o objetivo de proteger esses seres de agentes antimicrobianos, já que o filme os torna mais resistentes aos tratamentos de limpeza tradicionais.
Como prevenir a formação de Biofilme?
Diversos estudos científicos destacam a importância de combater o Biofilme na área médica e estética, justamente pelos riscos que essa camada pode causar.
Pesquisas mostram que o Biofilme é responsável por até 80% das infecções crônicas em feridas abertas. No contexto dos piercings, um estudo publicado no Journal of Clinical Microbiology destacou a resistência dos biofilmes bacterianos aos tratamentos convencionais, reforçando a necessidade de métodos preventivos rigorosos.
Vamos elencar abaixo alguns cuidados de biossegurança e higiene que você deve seguir e que vão ajudar na prevenção de Biofilmes:
- Esterilização adequada: todos os instrumentos e joias devem ser desinfectados e depois esterilizados em autoclave antes do procedimento de perfuração;
- Higiene e cuidado pós furo: cuide da limpeza do piercing durante o período de cicatrização e realize as compressas com soro fisiológico para evitar o acumulo de sujidades e bactérias.
Ao adotar as práticas de higiene recomendadas e materiais de qualidade é possível minimizar os riscos associados à formação de Biofilme e garantir uma experiência segura para os clientes que só precisará manter a limpeza pós furo.
Se você deseja mais dicas e informações sobre cuidados com piercings, não deixe de seguir o meu Instagram @mariadopiercing. Lá, compartilho conteúdos exclusivos, dicas valiosas e resultados de tratamentos com meus clientes. Até a próxima!