A perfuração corporal, que está tão em evidência nos dias atuais, é bem mais antiga do que se imagina! Quando pesquisamos de onde surgiu o piercing descobrimos que já havia piercing na antiguidade e que a história desse tipo de modificação corporal é bem mais completa do que parece. Vamos conhecer um pouco mais.
Onde surgiu o piercing?
É impossível dizer, com 100% de certeza, onde surgiu o piercing exatamente já que essa arte remonta a tempos pré-históricos.
O que se sabe é que as primeiras evidências de perfuração corporal encontradas datam de mais de 5.000 anos atrás. Múmias encontradas no Egito antigo, como a famosa múmia de Ötzi (o Homem do Gelo) apresentam sinais de perfurações corporais.
Sobre o Egito antigo, inclusive, o piercing era visto como um símbolo de status e poder. Faraós e nobres usavam piercings para mostrar sua posição na sociedade, enquanto que, pessoas de “baixo escalão” naquela sociedade não poderiam ter perfurações corporais.
Em outro canto do mundo, na Índia antiga, o piercing também fazia parte da cultura da sociedade! A perfuração no nariz era (e ainda é) uma prática bem comum, ligada a tradições religiosas e culturais. Acredita-se que essa cultura de perfurar o nariz tenha começado há cerca de 4.000 anos e está associada à deusa Parvati – representante da fertilidade e do casamento.

Piercing na cultura indígena
Até hoje é bastante comum vê povos indígenas, tanto no Brasil, quanto em outras partes do mundo, adotarem a perfuração corporal em sua cultura. Essa prática, na verdade, começou há muito tempo..
Os povos maias e astecas, antigos indígenas das Américas, usavam piercings como parte de rituais religiosos e cerimônias. Os piercings do septo, em particular, eram comum entre os astecas e simbolizavam bravura e status, já que sua colocação fazia parte de rituais de passagem e simbolizava a transição para a idade adulta.

Já no outro lado do oceano, na África, tribos como os Maasai e os Dogon usam piercings em diversas partes do corpo para fins estéticos e culturais. Os Maasai, por exemplo, alongam os lóbulos das orelhas com piercings e usam joias ornamentadas para destacar sua identidade tribal.
Piercing no mundo moderno
Milhares de anos depois, sem que o piercing deixasse de ser importante nessas e outras culturas, essa arte de modificação corporal ganhou popularidade no ocidente moderno a partir das décadas de 1960 e 1970, com o movimento hippie e a cultura punk. A prática moderna de piercing foi amplamente influenciada por essas subculturas que viam no piercing uma forma de expressão individual e certa “rebeldia” contra normas sociais.
Décadas depois, nos anos 90 o piercing se tornou ainda mais popular! Celebridades e outras figuras da mídia começaram a fazer e exibir seus piercings, ajudando a torna-los uma moda popular, estilosa, jovem, livre e até sexy.
30 anos depois, hoje, o piercing é amplamente aceito e praticado por pessoas de todas as idades e estilos, que buscam na maioria das vezes um “up” estético. Mas também usa-se essa arte da perfuração como uma forma de conexão espiritual.
Felizmente, com o passar do tempo, diminuição do preconceito e crescimento do Universo do Piercing essa arte evoluiu e hoje há muito conhecimento, profissionalismo e tecnologia envolvidos para entregar um resultado satisfatório, uma joia de alta qualidade e, claro, biossegurança para os clientes.
Quero me tornar perfuradora corporal, como faço?
Apesar do assunto história do piercing não surgir sempre no dia a dia de atendimento, eu acho importante que todo profissional tenha uma noção de onde surgiu o seu trabalho e qual a importância temporal dele.
Como você viu acima, o piercing tem uma história milenar que deve sempre ser respeitada, por isso, dentro da minha formação, a 1° aula é justamente para explicar o que é piercing e de onde ele surgiu!
Só depois de conhecer a história da profissão é que meus alunos estarão preparados para aprender os outros pontos da formação e Viver de Piercing! Se você quiser conhecer mais sobre essa formação online e aprender como transformar o piercing em sua profissão, clica aqui e assiste uma aula inaugural gratuita em que explico mais detalhes sobre o curso.
[…] na verdade, é o processo milenar de perfuração corporal. Ou seja, fazer uma perfuração corporal para adornar o seu corpo com um […]