O aplicador silencioso é uma nova ferramenta para realização das perfurações corporais que se tornou bastante popular nos últimos anos por ter uma característica: não fazer barulho!
No entanto, o aplicador silencioso, apesar de famosinho não passa de um novo modelo de pistola que já é extremamente conhecida por causar diversos riscos na perfuração corporal. Nesse artigo, você vai entender melhor quais são os riscos e o por que você não deve usar esse modelo de pistola nas suas perfurações!
Alguns dos motivos pelos quais você não deve usar aplicador silencioso nas suas perfurações:
- Gera mais dano na pele (principalmente de um bebê): o aplicador, por não ter um bisel (ponta) afiado e preparado para cortar e atravessar a pele com suavidade, acaba estourando o tecido e gerando mais danos ao local perfurado.
- O furo não é feito por um instrumento perfurocortante: diferente da agulha, que tem capacidade de perfurar e cortar a pele, no aplicador a “perfuração” é feita diretamente pelo brinco, que apesar de ter uma ponta fina, não tem poder de corte suficiente para ser utilizado como perfurocortante.
- O brinco aperta e pode encapsular: além de não ter poder de corte, o brinco também tem outro problema, o seu tamanho faz com que o furo fique apertado e isso gera um enorme risco de encapsulamento – que ocorre quando a pele incha (normal na fase de cicatrização) e “engole” o brinco, que não tem espaço de haste suficiente para suportar o inchaço. Quando isso acontece, há um recobrimento da pele ao redor do brinco, gerando inflamação, uma dor gigantesca e, por vezes, a necessidade de retirada através de procedimento cirúrgico.
- O brinco não tem espessura adequada e o processo de cicatrização costuma ser conturbado: claro que alguns organismos lidam bem com o brinco e podem cicatrizar normalmente.. mas, no geral, a cicatrização após uma perfuração com pistola ou aplicador silencioso é bem conturbada e isso ocorre por todos os pontos citados acima e, também, pela espessura da joia que causa atrito excessivo e gera uma demora na cicatrização.

Mas no “furo humanizado” em bebê, não é melhor usar aplicador?
A primeira coisa que precisa ser dita é que “furo humanizado” não se caracteriza como uma nova arte, mas uma forma de se trabalhar, uma técnica, dentro do universo da perfuração corporal. Assim, se você trabalha fazendo uma perfuração no corpo para colocar ali um ornamento, você é um Body Piercer ou Perfurador Corporal, independente da técnica que utiliza!
Por isso, todas as regras gerais do piercing, que envolvem biossegurança, cicatrização, anatomia e outros aspectos continuam valendo para “perfuração humanizada”, seja ela realizada em adultos ou até mesmo nos bebês.
Dessa forma, ainda que a perfuração seja em um bebê, o procedimento é o mesmo: utilize uma agulha estéril, de uso único e descartável (cateter ou agulha americana), faça aplicação com luva cirúrgica e utilizando uma joia labret – que possui a espessura correta para ser utilizada inicialmente na perfuração.
Quanto ao tamanho da haste desse labret, não existe regra, o tamanho sempre deve ser escolhido de acordo com a anatomia de cada cliente, sendo importante, em todas as perfurações, que se deixe uma sobra da haste para que a joia consiga suportar o inchaço da pele pós lesão, não deixando o cliente desconfortável durante o processo de cicatrização e, claro, evitando que ocorra o encapsulamento da joia.
Inclusive, no caso dos bebês, pela sensibilidade da pele e do ser humaninho perfurado, você deve ter uma consciência ainda maior e evitar o uso de qualquer equipamento que possa colocar em risco a cicatrização, como é o caso do aplicador!
São por esses motivos que eu recomendo que jamais você utilize aplicador silencioso ou pistola para realizar perfurações, um Body Piercer profissional deve ter o conhecimento e segurança necessários para utilizar agulha americana ou cateter em seus procedimentos, levando mais qualidade para os seus clientes.
Assim, se você usa aplicador barulhento, silencioso ou pistola para fazer seus furos, lamento informar que você não é profissional, já que não oferece o melhor e mais bioseguro atendimento para os seus clientes.
Quer entender melhor a minha opinião sobre as pistolas e aplicadores? Eu criei um destaque no Instagram, chamado pistola não, apenas para falar desse mal. Vai assistir! Além dos destaque, há outros posts aqui no blog mostrando que Piercer profissional usa agulha.

[…] É um acessório projetado para ser usado na orelha, em um furo normalmente feito com um aplicador silencioso ou pistola de perfuração, comuns em lojas de bijuterias e farmácias, que como já falamos aqui não são ferramentas adequadas para perfurações corporais. […]