Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais os benefícios do titânio?

benefícios do titânio astm f-136

O titânio é um dos materiais mais utilizados na perfuração corporal e tem uma série de benefícios. Vamos conhecê-los nesse post!

As joias de piercing podem ser feita de vários materiais diferentes e o titânio é, provavelmente, o mais conhecido entre os metais utilizados no piercing tanto no Brasil, quanto em outras partes do mundo.

Mas não é qualquer titânio que pode ser utilizado, de forma segura, na perfuração corporal, a liga correta é definida com a nomenclatura ASTM F-136 que classifica uma liga metálica biocompativel e amplamente utilizada em implantes cirúrgicos. As chapas e barras de metal que são colocadas no corpo humano para recuperação de um acidente automobilístico, por exemplo, geralmente são feitas do titânio ASTM F-136.

Por esse uso amplo no meio hospitalar, você já consegue imaginar alguns benefícios desse metal. Vamos listar os mais importantes para a perfuração corporal abaixo.

Os benefícios do titânio:

  • Biocompatível

Por ser constituído de uma liga metálica com baixa quantidade de oxigênio, nitrogênio e ferro, o material é biocompatível, o que significa que pode ser utilizado no corpo humano sem provocar reações do nosso organismo, permitindo que o piercing permaneça no local perfurado para sempre sem causar problemas.

  • Hipoalergênico e livre de níquel

Muito parecida com a característica de biocompatibilidade, o fato desse metal ser hipoalergênico significa que os seres humanos não desenvolvem reações alérgicas, como irritação e inflamação, por conta do material. Esse é um dos benefícios do titânio em comparação com o aço cirúrgico que pode causar reações alérgica em alguns indivíduos por conta do níquel presente na composição de algumas ligas metálicas do aço.

  • Não magnético 

Essa característica, de não atração por imãs, facilita a conferência das joias, bastando fazer o teste com um pequeno imã para que você se certifique se aquele material é, de fato, titânio. Além disso, outra vantagem do não magnetismo é a possibilidade de se realizar exames, como o da ressonância magnética, sem a necessidade de remoção das joias.

Sobre os exames, um detalhe: alguns médicos, por segurança, determinam a remoção de todos adereços metálicos antes de qualquer procedimento. Nesses casos, a remoção se faz necessária e elas podem ser substituídas por joias bioflex para que os furos não fechem até a finalização dos exames e a recolocação das joias normais.

  • Não corrosivo

Diferente de outros metais, que se corroem com o tempo e reações naturais, o ASTM F-136 possui a característica de não se deteriorar, corroer, oxidar ou enferrujar.

  • Mais leve

Outro ponto importante que destaca esse metal é a sua leveza! Por mais que pareça bobagem, essa característica facilita a cicatrização, já que o piercing “não pesa” no local perfurado, o que acaba facilitando uma cicatrização mais tranquila e sem transtornos.

  • Pode ser colorido/anodizado

Anodização é um processo eletroquímico que permite a coloração da joia em até 26 tonalidades (incluindo gold). Dos metais costumeiramente utilizados na perfuração corporal, apenas o titânio e o nióbio podem ser anodizados. Tá ai mais uma vantagem desse material em relação ao aço cirúrgico.

  • Variedade de modelos de joias

Como falei lá no início desse post, o titânio é um dos materiais mais utilizados para fabricação de piercings no mundo todo. Isso faz com que os fabricantes e fornecedores desenvolvam o metal e criem diversos tipos de joias totalmente diferentes uma das outras.

O fato desse tipo de joia ser tão comum também desenvolve o mercado de compra e venda, fazendo com que a competição entre os fornecedores gerem preços acessíveis para os profissionais piercers, ainda que esses sejam, obviamente, mais altos do que os das joias de aço cirúrgico.

Por conta de todos esses benefícios, esse metal é, e continuará sendo, um dos mais utilizados na perfuração corporal, propiciando uma cicatrização mais tranquila e rápida, sem reações adversas do organismo.

Além disso, a joia, por não corroer, tem uma durabilidade incrível e pode ser utilizada por tempo indefinido no local perfurado. E se o cliente enjoar da joia, o processo de anodização pode dar uma mudada no visual do material sem que ele perca as suas características.

O fato desse material ser tão benéfico, não significa que não existam outros bons metais para fabricação de joias de piercing. Clica aqui para conhecer outros materiais de piercing e suas diferenças.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *