Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Qual a diferença de brinco e piercing?

Qual a diferença de brinco e piercing

Apesar de ambos serem utilizados para adorno corporal, suas características, materiais e processos de aplicação são bem diferentes. Nesse artigo, vamos conversar sobre alguns conceitos relacionados e te contar qual a diferença de brinco e piercing!

O que é um brinco?

É um acessório projetado para ser usado na orelha, em um furo normalmente feito com um aplicador silencioso ou pistola de perfuração, comuns em lojas de bijuterias e farmácias, que como já falamos aqui não são ferramentas adequadas para perfurações corporais.

O brinco é mais fino e pode ser confeccionado em diversos materiais, como ouro, prata, aço inoxidável, bijuterias, ligas de metais banhados e até plástico. Infelizmente é mais comum encontramos esses últimos, materiais de baixa qualidade que podem causar reações alérgicas diversas e dificultar o processo de cicatrização.

Quanto ao modo de fechar, geralmente esses acessórios possuem um fecho de pressão ou a famosa tarraxa para manter a peça fixa no corpo. Esse método acaba pressionando demais a pele, deixando muito apertado, o que também dificulta o processo de cicatrização e aumenta o risco de encapsulamento (quando o corpo engole o material).

Por tudo isso, espessura, material e o fato da tarrada ser apertada, o ideal é utilizar brincos apenas em perfurações de lóbulo já cicatrizadas!

O que é um piercing?

Primeiro de tudo, é preciso explicar que piercing NÃO é a joia em si!

Piercing, na verdade, é o processo milenar de perfuração corporal. Ou seja, fazer uma perfuração corporal para adornar o seu corpo com um objeto, normalmente metálico, é fazer um piercing, independente da forma que esse foi realizado.

Assim, até mesmo uma perfuração feita com aplicador usando brinco deve ser considerando piercing, mesmo que não seja a melhor e mais segura forma de fazer-lo. O correto é a aplicação, por um Body Piercer, através de uma agulha esterilizada especifica, de forma precisa e segura, minimizando os riscos de inflamações e problemas de cicatrização. #piercerusaagulha

Dessa forma, o título do artigo deveria ser qual a diferença de brinco e joia?

Diferente do brinco, a joia é um adorno metálico projetado para ser utilizado não só na orelha, mas em perfurações feitas em várias partes do corpo, como nariz, boca, umbigo, sobrancelha e mamilo. Assim, é possível encontrar joias de piercing em DIVERSOS tamanhos e formatos.

O material da joias também difere. Joias de piercing são normalmente feitas de titânio, aço cirúrgico (livre de níquel), nióbio ou ouro, materiais com características e qualidades diferentes, mas que podem ser utilizados em perfurações recentes.

Inclusive, desses materiais, o que mais gosto e utilizo nos meus clientes é o titânio, que além de ter um preço acessível (comparado com o nióbio e o ouro) tem muitas vantagens como durabilidade e biocompatibilidade. Esse é o mesmo material utilizado em implantes cirúrgicos em casos de acidente, por exemplo. Clique aqui para conhecer mais sobre o titânio!

Quanto ao fecho, as joias podem ser fixadas através de roscas internas e externas e até através de encaixe (push pin), dependendo do modelo da joia.

Em relação ao local de compra, normalmente os brincos são vendidos em lojas de semi joias, bijuterias e farmácias, enquanto que as joias podem ser adquiridas em fornecedores especializados ou diretamente com profissionais Piercers.

Qual é a melhor opção?

Em um furo recente, sempre opte por joias e faça a perfuração com um Body Piercer que usa agulha americana ou cateter, como já falei, a cicatrização com um brinco tende a ser mais complicada, mesmo que em uma região mais tranquila, como é o lóbulo das orelhas.

Depois do furo cicatrizado, caso queira, você pode fazer a troca da joia por um brinco.

Agora que você conhece a diferença entre brinco e piercing (ou melhor, joia), que tal ver como é o dia a dia fazendo perfurações corporais? Me segue lá no Instagram, todo dia posto um pouco da minha rotina de trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *