Talvez a pergunta que mais recebo dos meus clientes é “esse local dói muito?” e a verdade é que isso é bemmmmm relativo, afinal, a dor é uma percepção pessoal com diversas variações, incluindo o humor, a sensação de conforto/segurança no momento do atendimento e, claro, a anatomia do local. Mas, apesar de não ter como dizer ao certo qual piercing dói mais, dar sim para estimar qual nível de dor de cada piercing, e é isso que vamos fazer aqui!
Antes de mais nada, existe piercing sem dor?
Não e sou muito realista nesse ponto!
Claro que há técnicas que podemos utilizar para diminuir a sensação de dor do cliente, afinal, essa percepção vai variar muito de acordo com a sensação de conforto e segurança com o atendimento, a impressão que ele teve quando chegou no studio e o humor do momento.
Mas a verdade é que eliminar a dor 100%, de um modo seguro, é impossível. Cá entre nós, quem promete piercing sem dor, das duas uma: ou tá mentindo para você ou tá colocando sua segurança em risco com uso de anestesia!
Isso porque, o piercing é uma ferida, uma lesão intencional realizada na pele para colocação de uma joia e é óbvio que esse processo de corte da pele e inserção de um metal ali gera dor, assim como fazer tatuagem ou doar sangue, por exemplo.
Só que calma, não precisa se desesperar! Essa dor é bem suportável, rápida e em alguns lugares do corpo, pela anatomia da pele, a sensação de dor pode ser quase inexistente.
Tá Maria, qual piercing dói mais? Qual nível de dor de cada piercing?
Como já falei, a questão da dor é bem variável, mas, com base na minha experiência como perfuradora, o que ouço e vejo dos meus clientes e, claro, considerando também os furos que tenho, vou te ajudar a entender qual nível de cada piercing.
Para isso, vou dar uma nota de 1 a 10, sendo 1 pouquíssima dor e 10 muita dor. Vamos ver:
- Lóbulo da orelha: 1/10
O piercing no lóbulo da orelha é um dos mais comuns e, felizmente, é o que causa menos dor. Isso porque o lóbulo é composto basicamente por um tecido bem macio, sem a presença de cartilagem. Aqui, posso dizer, você só vai sentir uma picadinha.
- Hélix: 4/10
- Anti hélix: 7/10
- Daith: 6/10
- Rook: 6/10
- Flat: 4/10
- Conch: 8/10
Na cartilagem, o buraco é um pouco mais embaixo. Como a pele é mais rígida, acaba sendo mais doloroso perfurar, já que a agulha terá mais resistência da pele para fazer o corte e travessia. Além da própria resistência da pele, a quantidade de terminações nervosas em cada região, acaba influenciando na sensação de dor (e na minha nota).
- Tragus: esse eu nem sei dizer
Também na região cartilaginosa da orelha, o tragus é BEM VARÍAVEL. Já tive clientes que não sentiram nenhum pingo de dor e outros que reclamaram bastante. No meu caso, nas 2x que furei, apesar de tá morrendo de medo, por incrível que pareça, não senti dor, apenas a sensação de ouvir o sonzinho da agulha atravessando a pele.
- Transversal: 11/10
Meu escolhido como o piercing mais doloroso, o transversal, que também fica na cartilagem da orelha, acaba sendo chatinho mesmo, afinal são 2 furos realizados de uma só vez e conectados por uma única joia. Eu não tenho, mas meus clientes reclamam bastante.
- Septo: 2/10
Ao contrário do que muita gente pensa, o septo não dói (ou melhor, dói bem pouco). A perfuração não é feita na cartilagem, mas em uma pelezinha mole que fica entre as cartilagens e se chama sweet spot, então a sensação é bem parecida com o furo do lóbulo.
Se você já ouviu falar de grandes dores nesse local ou você mesma sentiu uma dor extrema quando colocou um piercing no septo, muito provavelmente o furo foi realizado no local errado.
Isso aconteceu comigo: tinha uns 15 anos quando fiz o septo e descobrir quando me tornei Body Piercer, uns 6 anos depois, que o furo foi feito no local errado e ainda estava torto.
No entanto, apesar de não doer, é bem comum que os clientes chorem ao fazer um piercing no Septo, isso ocorre por conta do canal lacrimal presente no nariz e o mesmo acontece no furo da Aba nasal.
- Aba nasal: 5/10
Esse outro piercing no nariz, o mais comum, dói mais que o septo! Isso ocorre porque a perfuração é feita em zona de cartilagem, mais resistente. Além disso, a região da aba nasal também possui terminações nervosas e o já mencionado canal lacrimal que pode te fazer chorar, mesmo que não sinta dor.
- Umbigo: 5/10
O nível de dor do piercing no umbigo é moderado e isso acontece porque a pele ao redor é um pouco espessa. Posso descrever a dor como um beliscão forte.
- Mamilo: 9/10
O piercing no mamilo é um dos mais dolorosos, coladinho com os genitais. Essa área possui muitas terminações nervosas, afinal é uma área erógena, o que torna a experiência de perfuração bem intensa. Inclusive, uma dica: se sua intenção for perfurar ambos os mamilos, faça os dois no mesmo dia, se deixar para fazer o 2° em outro momento, vai acabar desistindo.
Mas, apesar da dor, minhas clientes saem bem satisfeitas e 187% mais gostosas com o piercing na peitchola.
- Genital Feminino: 10/10
Não tenho pinto e também não faço perfurações genitais masculinas, então não irei opinar sobre a dor por lá.
Mas sobre o genital feminino: se prepare! Apesar do furo ser rápido, a região é cheia, entupida mesmo, de terminações nervosas e vasos sanguíneos, o que acaba aumentando a sensação de dor. Agora, mesmo sentindo dor, o feedback das minhas clientes é bem positivo, principalmente quanto ao aumento do estimulo e prazer sexual.
Portanto, minha ordem de dor, do pior para o mais tranquilo é:
- Transversal
- Genital Feminino
- Mamilo
- Conch
- Anti hélix
- Daith
- Rook
- Aba nasal
- Umbigo
- Hélix
- Flat
- Tragus
- Septo
- Lóbulo
Como você viu, cada piercing tem um nível de dor diferente e a sensação varia muito, tanto de momento quanto de pessoa para pessoa. Mas se você tá com muito medo, fique tranquila, vou te dar algumas dicas para diminuir a dor no piercing:
O que fazer para diminuir a sensação de dor?
Primeiro de tudo, é importante ter bom senso! Perfuração corporal é sim um procedimento doloroso, afinal, estamos perfurando a pele com uma agulha e aplicando uma joia no local. No entanto, a dor não é essa enormidade toda e dá sim para aguentar sem usar nenhum anestésico ou qualquer outra fórmula mágica que vendem por aí. E se não vejo ninguém falando em tomar anestesia para tomar injeção, vacina ou tirar sangue, não tem porque trazermos isso para o piercing.
Além do choque de realidade, outras coisas podem ajudar:
- Profissional experiente: Um piercer experiente terá a segurança de fazer um procedimento direto e eficaz, reduzindo o desconforto.
- Preparação pré atendimento: Tudo conta para deixar o ambiente mais relaxado ou tenso, o que vai impactar diretamente na dor percebida. Portanto, um ambiente confortável e higienizado, um cafézinho, uma música ambiente, explicações sinceras de como o procedimento vai funcionar e até um bom papo certamente vão ajudar a diminuir a sensação de dor. Por isso, novamente, escolha bem o profissional e o lugar que vai fazer seu piercing.
- Técnica de respiração: Na hora da perfuração, faça uso da técnica de soltar/prender o ar devagar vai ajudar a aliviar a tensão, distrair e diminuir a percepção da dor durante o procedimento.
- Técnica do objeto: A respiração pode ser aliada com algum objeto, como uma bolinha anti stress ou um massageador elétrico, que irão desviar a atenção e propiciar um atendimento mais tranquilo.
Mas só essas técnicas já funcionam para um piercing sem dor?
Não existe fórmula mágica e, como te falei, não há piercing sem dor! No entanto, utilizando essas técnicas você vai diminuir bastante a sensação de dor, olha algumas avaliações dos meus clientes:



Esses são só algumas das avaliações que recebi lá no meu perfil do Google Meu Negócio, se você abrir poderá ver mais de 200 criticas como essa.
E, antes de ir embora, lembre-se: a dor é passageira, mas seu piercing pode ficar contigo (te deixando mais bonita, linda, maravilhosa, estilosa, gostosa) para sempre!