Uma dúvida muito comum entre os perfuradores corporais é: quantas perfurações podem ser feitas no mesmo cliente no mesmo atendimento e esse post vai te dar um norte sobre o assunto!
A verdade é que não existe uma resposta 100% correta para a pergunta “quantas perfurações fazer no mesmo dia?”, isso porque, não há um limite padrão geral estabelecido no Universo do Piercing e cada perfurador costuma trabalhar de uma forma.
Assim, cada profissional piercer tem suas preferências e recomendações sobre a quantidade de perfurações que podem ser feitas em um única sessão em um mesmo cliente. Se quiser fazer o teste, experimente fazer essa pergunta para alguns profissionais, você vai receber várias respostas totalmente diferentes!
Isso acontece porque o piercing é (ainda bem eu diria) uma arte livre, autônoma e independente, não existindo um conselho ou órgão que define todas as regras e detalhes da perfuração corporal, como acontece com várias outras profissões.
Mas te convido a pensar junto comigo, é saudável fazer muitas perfurações no mesmo cliente na mesma sessão?
A resposta para essa pergunta é bem mais simples e você já deve imaginar: NÃO!
Como você bem deve saber, o piercing nada mais é do que uma lesão, uma ferida aberta no seu corpo (ou no do seu cliente)! Assim, levando essa mesma lógica para aqueles machucados da época de criança, é fácil lembrar que quando você se machucava apenas no joelho sua cicatrização era bem mais rápida e tranquila do que quando você caia de bicicleta e se ralava, ao mesmo tempo, em vários lugares diferentes.
E, exatamente a mesma coisa acontece com os piercings! Quando temos muitas perfurações (leia “muitas feridas”) feitas ao mesmo tempo, o nosso organismo vai precisar se desdobrar para cuidar de todos os ferimentos e realizar a cicatrização completa de cada um deles.
Assim, na prática, ter muitas perfurações cicatrizando ao mesmo tempo causa um problema, uma carga de trabalho muito grande para o seu corpo realizar completamente a regeneração tecidual, o que compromete todo o processo.
Por isso, se há uma regra geral que todos os Body Piercers profissionais vão concordar é: vá com calma e faça os furos aos poucos!
Certo, entendi que muitas perfurações atrapalham a cicatrização! Mas responde: quantas perfurações fazer no mesmo dia?
Como eu disse no inicio, não há um consenso na comunidade de perfuração corporal sobre exatamente, quantas perfurações podem ser feitas e cada profissional piercer tem sua própria forma de trabalhar!
Justamente por isso, ao longo dos meus 4 anos de experiência nessa área da perfuração corporal, no nosso querido Universo do Piercing, resolvi testar muito e desenvolver a minha própria regra!
Cheguei a fazer 4, 5 e até 6 perfurações no mesmo cliente em apenas uma sessão e, infelizmente, a cicatrização foi impactada e não ocorreu da forma tranquila como eu esperava.
Por isso, criei a regra de fazer, no máximo, 3 perfurações no mesmo cliente por sessão!
Desde que estabeleci essa forma de trabalhar, essa minha regra, nunca mais tive problemas de cicatrização ligados a quantidade de piercings feitos e acredito que eu tenha encontrado o número ideal de quantas perfurações fazer no mesmo dia.
Então, no caso de projetos auriculares, que tem 8, 10 e até 12 furos na mesma orelha, eu converso com o cliente para irmos fazendo de 3 em 3. Ao longo de várias sessões que vão ser intercalada em um período de 30-45-60 dias a depender da evolução na cicatrização de cada cliente/organismo.
Ah, e antes que me pergunte quantas perfurações você pode fazer com a mesma agulha, eu já respondi isso em um Reels no Instagram, dá uma olhada clicando aqui.
Agora que você já sabe quantas perfurações fazer no mesmo dia, aprenda a fazer compressas que são essenciais para ajudar no processo de cicatrização do piercing!
