Universo do Piercing

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Precisa retirar os Piercings para fazer exame médico?

Precisa retirar os Piercings para fazer exame médico?

A hora de fazer um exame médico é sempre delicada e, se você tiver piercings, pode se ainda mais, já que alguns exames envolvem equipamentos que não se dão tão bem com as joias. Nesse artigo, vamos conversar mais sobre isso e vou te contar quais casos retirar os piercings para fazer exame é necessário e o que fazer para evitar que seu furo feche!

Em quais exames médicos preciso retirar os Piercings?

Para começar, é importante esclarecer que nem todos os exames exigem a retirada do piercing. A regra geral é que precisa retirar os piercings para fazer exame médico quando o metal da joia puder interferir no resultado, representar um risco de segurança ou causar desconforto ao paciente.

Aqui estão alguns exames mais comuns onde a remoção se faz necessária:

  1. Ressonância Magnética: Este exame utiliza um campo magnético intenso, que pode aquecer o metal dos piercings e até causar leves queimaduras, além de comprometer a qualidade das imagens. Por isso, é altamente recomendável a remoção das joias.
  2. Tomografia Computadorizada: Embora a tomografia não dependa de campos magnéticos tão intensos como a RM, o metal do piercing ainda pode gerar interferências na imagem, especialmente em áreas próximas ao local da perfuração.
  3. Raio-X: Na maioria dos casos, precisa retirar os piercings para fazer exame médico de raio-X, pois o metal pode bloquear a passagem dos raios, gerando sombras ou áreas opacas nas imagens. Em exames dentários, por exemplo, é comum que se peça a remoção de piercings na língua ou lábios.
  4. Ultrassom: Embora a interferência do metal seja mínima em ultrassons, algumas áreas específicas do corpo podem exigir que você retire o piercing, principalmente se a joia estiver localizada próxima da área examinada.

Importante: apesar desses exames serem os mais comuns, outros podem exigir a remoção dos seus piercings e a determinação, independente do tipo de procedimento, sempre vai partir do médico.

Ou seja, sempre pergunte ao seu médico se será necessário a remoção e obedeça a sua recomendação! Inclusive, sugiro que faça isso com antecedência, logo na marcação do procedimento, porque já recebi clientes que souberam apenas na hora da cirurgia que precisariam remover suas joias (sorte que estava com horário livre para atende-los).

Mas por que precisa retirar os Piercings?

O material de alguns piercings pode interferir na tecnologia dos aparelhos de diagnóstico, especialmente na ressonância magnética, onde campos magnéticos estão em ação. Precisa retirar os piercings para fazer exame médico nesses casos porque o calor gerado pelo campo magnético pode causar desconforto e o movimento do metal devido à força magnética pode fazer a joia saltar rasgando sua pele.

Apesar de existir o titânio, material não magnético, ou seja, que não será atraído pela máquina de ressonância, a maior parte dos médicos solicitam a retirada, mesmo com a apresentação de laudo da joia, por questão de segurança e precaução.

Além dos riscos mais físicos, os piercings também podem comprometer a qualidade do resultado de alguns procedimentos e exames.

E se eu tiver que retirar os piercings, o que faço?

Antes de tudo, como te falei, converse com seu médico ou do outro profissional de saúde responsável pelo exame que poderá recomendar uma posição ou ajuste específico que permita a manutenção do piercing.

Mas, caso de fato não seja possível e você realmente precise fazer a remoção dos piercings, alguns cuidados precisam ser tomados se seus furos forem recentes, isso porque, caso eles passem um tempo sem as joias, podem acabar fechando. Imagina ter que furar tudo de novo…

Nesse caso, a recomendação é a utilização de Joias Bioflex, uma joia feita de plástico biocompatível que vai evitar que seu furo se feche sem interferir na qualidade e resultado do exame.

Caso seus furos sejam antigos e já estejam 100% cicatrizados, pode tirar com mais tranquilidade, já que a pele não vai fechar, aproveite a oportunidade para contactar um profissional Piercer e da um bom banho de cuba ultrassônica nas suas joias (chamo esse serviço de Spa dos Piercings) e, quem sabe, da uma renovada nas suas peças.

Após retirar e recolocar o piercing, tome alguns cuidados, mantenha os cuidados e limpeza na região, especialmente se os piercings estiverem em fase de cicatrização. Caso sinta dor, incômodo, observe alguma inflamação ou sinta que a pele está se fechando, consulte o seu Body Piercer.

Quer conhecer um pouco mais da rotina de uma perfuradora corporal profissional? Então clica aqui e me segue no Instagram, tô sempre postando meu dia a dia por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *